A Microsoft anunciou hoje o lançamento de um programa de fomento à inovação, dirigido a jovens empreendedores com ideias para criar empresas de base tecnológica. O Boost - Acelerador de Inovação é um programa a quatro fases que arranca em Julho de 2008 e se prolonga até Junho de 2009, com ciclos de um ano. Acarreta um investimento da empresa na ordem dos 450 mil euros e no primeiro ano deverá ajudar a criar 10 novas empresas, que contarão com o apoio da empresa de software e um conjunto de parceiros.



A primeira fase é designada pela Microsoft como estímulo e compreende a realização de concursos de ideias dirigidos a escolas, empresas e sociedade em geral. A segunda fase é direccionada à formação e prevê um conjunto de iniciativas na área da gestão e empreendedorismo para os candidatos, com o objectivo de lhes passar os conhecimentos necessários para o desenvolvimento da ideia de negócio.



A terceira fase do programa permitirá o acesso a ferramentas de suporte ao desenvolvimento da ideia, nomeadamente programas de software, mas também o apoio na angariação de financiamento e à incubação dos projectos via Microsoft Innovation Centres e Laboratórios .NET.



A última fase do programa está direccionada à promoção dos projectos e será concentrada num evento com realização anual, que assinalará o Dia da Inovação. O evento passará a incluir a final do desafio Imagine Cup que tem hoje lugar no Fórum de Empreendedorismo, onde a Microsoft anunciou esta nova iniciativa.



Em comunicado, a Microsoft explica que neste primeiro ano de projecto quer atrair 100 ideias inovadoras. Levar à formação em gestão e empreendedorismo 150 jovens e incubar 20 produtos inovadores. No fim serão criadas 10 novas empresas.



Notícias Relacionadas:

2008-03-26 - Alunos do básico e secundário desafiados a criarem página web sobre segurança