A Brasilcel, joint-venture controlada pela Portugal Telecom e pela Telefónica Móviles a operar sob a marca Vivo no Brasil, anunciou que irá lançar ofertas públicas de aquisição sobre quatro subsidiárias, através da Telesp Celular Participações.



O processo começa na primeira semana de Setembro e decorrerá por um período de "pelo menos 30 dias" após a publicação de toda a documentação formal. A conclusão das ofertas está prevista para meados de Outubro, segundo o anunciado hoje pela operadora de telecomunicações portuguesa junto da CMVM.



De acordo com a informação veiculada ao mercado, a Brasilcel tenciona lançar ofertas públicas de aquisição em dinheiro sobre a "Tele Sudeste Celular Participações (TSD) até 7,332 milhões de acções ordinárias e 12,7 milhões de acções preferenciais; a Tele Leste Celular participações até o máximo de 16,723 milhões de acções ordinárias e 92,499 milhões de acções preferenciais; e sobre a Celular CRT Participações até ao máximo de 61 milhões de acções ordinárias e 442 milhões de acções preferenciais".



As ofertas sobre a Tele Sudeste Celular Participações, a Tele Leste Celular Participações, a Celular CRT Participações e a Tele Centro Oeste Celular Participações correspondem a um prémio de 20 por cento sobre o preço médio das acções do último mês.



No comunicado enviado à CMVM, informa-se igualmente que a Telesp Celular Participações (TCP), vai lançar em simultâneo uma oferta pública voluntária de aquisição em dinheiro sobre o montante máximo de 84,253 milhões de acções preferenciais da Tele Centro Oeste Celular Participações (TCO).



O número de acções em causa nas OPA agora conhecidas foi determinado de forma a permitir o aumento da participação da Brasilcel e da TCP nas suas subsidiárias, sem suprimir a liquidez das referidas acções por classe de acção, indica a Portugal Telecom.



A operadora portuguesa e Telefónica Móviles pretendem financiar, em partes iguais, a Brasilcel para a execução destas ofertas. A TCP, por sua vez, tenciona financiar a sua oferta com dívida e "irá avaliar a necessidade de um eventual aumento de capital, caso considere recomendável reduzir o seu nível de endividamento", refere-se no comunicado.



Notícias Relacionadas:

2003-04-28 - PT transfere controlo accionista da TCO para a Telesp
2003-03-28 - PT e Telefónica avançam com marca "Vivo" para o Brasil

2002-12-09 - Anatel aprova negócio entre Portugal Telecom e Telefónica

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.