A Oi confirmou este fim-de-semana a intenção de aumentar a posição que detém na Portugal Telecom para os 10%. A operadora de telecomunicações brasileira é neste momento dona de ações da PT que correspondem a 7% do capital. A intenção de aumentar essa participação foi confirmada pelo presidente da Andrade Gutierrez, empresa que é acionista de referência da Oi, num evento na câmara do comércio luso-brasileira.


"Pretendemos aumentar a nossa participação para 10%", garantiu Octávio Azevedo, acrescentando, no entanto, que "este reforço não tem de ser feito através da participação da Telefónica", cita o Diário Económico.


A Telefónica, que já controla um décimo do capital da Portugal Telecom, está vendedora das ações que ainda detém na empresa portuguesa. Em 2010, e durante o processo que acabaria por levar ao fim da parceria que juntava PT e Telefónica no controlo da Vivo, outra operadora brasileira, a Telefónica já tinha vendido o correspondente a 8% do capital da PT. Mantém cerca de 2% que estão à venda, como é indicado no último relatório e contas da empresas e foi confirmado pelo seu presidente numa entrevista recente.


Recorde-se que a Portugal Telecom e a Oi são parceiras desde 2010. A empresa liderada por Zeinal bava entrou no capital da operadora brasileira depois de vender a participação na Vivo à Telefónica. O negócio garantiu a manutenção de uma presença no Brasil. Hoje a PT controla 25,6% do capital da Oi.


Durante a semana passada já tinha sido notícia o facto da gestão de topo da Oi estar em Portugal para reunir com a PT e, provavelmente, reforçar os laços com a operadora, nomeadamente no que se refere à partilha de tecnologia. Os responsáveis brasileiros visitaram dos centros tecnológicos da PT.


No fim da semana Octávio Azevedo acabou por confirmou a intenção de estreitar laços com a PT também no que se refere ao capital, embora mostrando que o reforço da participação da empresa brasileira pode não acontecer tirando partido das ações que a Telefónica tem à venda.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira