Brisa Inovação e Tecnologia (BIT) é o nome da nova empresa apresentada ontem pela Brisa - Auto-estradas de Portugal. Segundo os responsáveis, esta deverá funcionar como um "centro de competência de vanguarda tecnológica, na área das infra-estruturas de transportes".

Resultado da integração da Direcção de Inovação e Tecnologia (DIT) com a Brisa Access Electrónica Rodoviária (BAER), a nova empresa passará a assegurar todas as actividades de investigação, concepção, produção, instalação e manutenção dos sistemas inteligentes de transportes (ITS).

As funções agora reunidas na BIT encontravam-se dispersas, com a BAER encarregue da instalação e manutenção dos sistemas e a DIT responsável pelo desenvolvimento tecnológico.

O objectivo é rentabilizar os conhecimentos em inovação e tecnologia que se encontravam dispersos através da reunião numa só unidade, explica a empresa em comunicado.

A Brisa estima que esta área tenha sido responsável pela criação de valor calculado em 186 milhões de euros, entre 2003 e 2009.

A empresa - responsável pela criação e exportação da Via Verde - foi também considerada a segunda mais inovadora a nível nacional, segundo o "Business Innovation Survey Report 2009", elaborado pela Strategos em colaboração com a Cotec.