A portuguesa BiLD Analytics foi adquirida pela britânica Ascent. A empresa portuguesa integrava o grupo The Loop Co e é especialista em análise de dados e analytics, prestando serviços de engenharia de dados e business intelligence. Vai ser a porta de entrada da Ascent em Portugal, que quer “criar um centro estratégico de talentos portugueses”, como revela a nota de imprensa onde é feito o anúncio.

Na lista de clientes, a BiLD tem nomes como a TripAdvisor, MercedesBenz.io, Bain & Co, Farfetch ou Exxon Mobil. A empresa está no mercado desde 2018 e nasceu de um spin-off da Nova IMS. A aquisição foi financiada pela Horizon Capital, os valores envolvidos não foram revelados, e Diogo Dias, fundador e sócio-gerente, vai manter-se em funções, supervisionando a operação local da Ascent.

A propósito da operação, este responsável sublinha que “fazer parte da Ascent permitir-nos-á continuar a desenvolver a nossa especialização em ecossistemas como o Azure e o Databricks, ao mesmo tempo que nos permite escalar mais rapidamente – e, naturalmente”.

O CEO da Ascent, Stewart Smythe, garante que no último ano olhou para várias empresas semelhantes na Europa e a BiLD acabou por se destacar pelo alinhamento da visão técnica, qualidade da entrega, competências, ambição e crescimento. “Temos estado a trabalhar em parceria com eles há vários meses e estamos realmente impressionados com a qualidade do seu trabalho e das suas pessoas", refere.

A Ascent é uma empresa de serviços digitais, que apoia processos de transformação digital, como a migração para a cloud, estratégias de dados, desenvolvimento e integração de software, entre outros. Está no mercado desde 2005. Conta com 420 colaboradores e faz-se representar em 14 países. Serve quase duas centenas de clientes.

A The Loop Co opera em diferentes áreas. No ano passado foi notícia porque desenvolveu a plataforma usada pelas farmácias portuguesas para agilizar a marcação de testes à COVID-19.