
A Comissão Europeia anunciou uma queixa formal à World Trade Organization (WTO), pedindo para remover as práticas de negócio injusto e ilegal da China em torno do acesso a patentes ligadas à propriedade intelectual da União Europeia. Segundo Bruxelas, a China deu poderes aos seus tribunais para definir taxas de royalties globais para patentes standard essenciais para a União Europeia, sem o consentimento do proprietário da patente.
Bruxelas diz que esta medida pressiona as empresas europeias inovadoras de alta-tecnologia a baixarem as suas taxas com base global, o que permite às fabricantes chinesas ter o acesso mais barato e injusto a estas tecnologias. A prática é referida como também capaz de interferir indevidamente com a competência dos tribunais da União Europeia nas questões relacionadas com patentes na Europa.
“É a firme visão da Comissão Europeia que estas práticas são inconsistentes com o acordo da WTO, na questão dos negócios relacionados com direitos de propriedade intelectual”, lê-se no comunicado. Bruxelas diz que como não chegou nenhuma solução satisfatória da China, a União Europeia vê-se obrigada a pedir uma consulta com a WTO como um primeiro passo para a disputa com o país.
Se nos próximos 60 dias este passo não levar a uma solução satisfatória, a União Europeia vai iniciar a fase de litigação e pedir à WTO um painel para decidir esta disputa.
A iniciativa procura defender sobretudo o sector das telecomunicações, para que as empresas possam praticar os seus direitos das patentes e proteger os seus investimentos em inovação, diz a Comissão Europeia. Bruxelas dá como exemplo o 5G nos smartphones de tecnologias ligadas a patentes essenciais para cumprir os standards. Ao fixar taxas de royalties a nível mundial, a China procura forçar as empresas da União Europeia a dar acesso mais barato à sua tecnologia.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
Site do dia
Faz download de muitas imagens de websites? A extensão PicturePicker dá uma ajuda -
App do dia
Quantiq Zenbox é uma aplicação de exercícios de respiração assistido por inteligência artificial -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários