A Google recebeu hoje autorização da União Europeia para adquirir a DoubleClick. Depois de uma investigação iniciada em Novembro de 2007, o organismo europeu determinou que o negócio de 3,1 mil milhões de dólares não será nocivo para a concorrência no mercado europeu.



Apesar de esta ser uma decisão que já era aguardada há algum tempo, e sobre a qual já haviam sido lançados alguns rumores, mas só agora a foi apresentado um anúncio oficial onde o organismo europeu indica que as actividades de ambas as empresas não são concorrentes entre si, nem prejudicam os demais players a actuar no mercado.



A União Europeia considera ainda que, com a integração da DoubleClick na Google e consequente desaparecimento de um potencial agente no mercado de serviços de intermediação publicitária online, a operação acabará por não ter mesmo qualquer efeito negativo na concorrência no sector.



Neste contexto, o executivo comunitário constatou que a empresa resultante da fusão não terá poder suficiente para por em prática estratégias que marginalizem os seus rivais, sobretudo pela existência de outras ferramentas de difusão de publicidade existentes no mercado às quais as empresas podem recorrer, especialmente empresas integradas verticalmente como a Microsoft, a Yahoo ou a AOL.



Esta aliança tem vindo a causar alguns atritos na indústria uma vez que vai aliar a hegemonia da Google no campo da publicidade pay-per-click com a posição dominante da DoubleClick em anúncios gráficos.



Várias empresas, entre as quais a Microsoft, acreditam que o negócio será prejudicial tanto para o mercado, uma vez que une duas das empresas com mais influência no mercado online, como para os utilizadores dada a quantidade de dados privados que acabariam por passar pelas mãos das companhias.



Contudo, a autorização europeia relaciona-se apenas com os aspectos relacionados com a concorrência. Não afecta, por isso, as obrigações que a legislação europeia já impõe à nova empresa sobre a protecção das pessoas e da vida privada de cada um no manuseamento dos dados recolhidos.



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