A Comissão Europeia adoptou recentemente uma comunicação onde reforça a importância da normalização para as políticas europeias e revê os objectivos, alcance e necessidades do mesmo processo, que necessita de ser incentivado "para dar resposta a uma nova geração de desafios, à medida que a economia se desenvolve", pode ler-se num comunicado.



Os standards europeus são especificações técnicas de aplicação voluntária nos Estados-membros e aprovadas por uma das organizações oficiais europeias criadas para o efeito - CEN, CENELEC ou ETSI.



Estas normas poderão ajudar a criar e manter a interoperabilidade em determinadas áreas como é o caso das Tecnologias da Informação e Comunicação, mas também assegurando a compatibilidade das redes férreas ou no controlo do tráfego aéreo europeu.



Além disso, "o desenvolvimento de standards pelos intervenientes do mercado poderá adicionar valor e aumentar a competitividade industrial", garante a CE, que na comunicação adoptada cita o sector dos serviços e inovação, usando os exemplos do GSM e a infra-estrutura de navegação por satélite Galileu como futuras áreas onde a normalização poderá ter papel importante.



O compromisso por parte da CE de internacionalizar o processo de normalização, assim como o papel das normas na concretização de objectivos ambientais, acessibilidade e prevenção de crimes são aspectos igualmente focados na comunicação agora aprovada.



"Esta comunicação sublinha a importância da standardização como uma parte integral das políticas europeias para alcançar uma melhor regulação de modo a aumentar a concorrência entre as empresas e eliminar as barreiras para negociar ao nível internacional", explica Olli Rehn, comissário das empresas, "ao mesmo tempo que consciencializa o público para os desafios que a normalização enfrenta actualmente numa economia globalizada".



Notícias Relacionadas:

2003-06-11 - CE prepara-se para apresentar recomendações para melhoria da segurança de redes informáticas

2003-04-01 - Comissão Europeia define nova orientação para a normalização