A Comissão Europeia selecionou 65 pequenas e médias empresas (PME) de 16 países, entre as 1.644 propostas recebidas, para beneficiar de um financiamento ao abrigo da última ronda do Instrumento PME. Para além do valor total de 113 milhões de euros, as empresas selecionadas vão beneficiar ainda de 12 dias de coaching e serviços gratuitos de aceleração empresarial.

A maioria dos projetos selecionados para financiamento pertencem ao segmento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Engenharia e Saúde e contemplam projetos tão variados como um sistema de comunicação à distância para drones ou um sistema de controlo para e-bikes que amplia a autonomia da bateria.

A Espanha, Alemanha e Noruega são os países mais representados, mas as PME portuguesas ficaramo de fora desta ronda de financiamento. Há que notar porém que oito pequenas e médias empresas portuguesas já tinham sido selecionadas para receber um total de 400 mil euros ao abrigo da fase um do Instrumento PME do programa Horizonte 2020.

O Instrumento PME é parte do projeto-piloto do Conselho Europeu de Inovação, que apoia inovadores, empreendedores, pequenas empresas e cientistas de excelência com oportunidades de financiamento e serviços de aceleração.

Desde o lançamento do programa, a 1 de janeiro de 2014, já foram selecionadas 3.115 PME para financiamento ao abrigo da Fase 1 do Instrumento PME. Dessas, 87 são portuguesas e receberam um financiamento total de 10,25 milhões de euros.

O próximo prazo de candidatura para a fase 2 do Instrumento PME é 10 de outubro de 2018.