Trinta e sete por cento dos portugueses tencionam aproveitar as promoções associadas à Black Friday este ano para assim diminuírem gastos na compra das suas prendas de Natal, de acordo com os mais recentes dados do Observador Cetelem sobre o consumo nesta altura do ano.

Os descontos online da Cyber Monday também são aguardados com expectativa, com 32% dos inquiridos a assegurarem que vão usufruir dos preços mais baixos para fazerem as suas compras natalícias - e não só.

Segundo o Observador Cetelem, são os portuenses que mais aproveitam estas promoções, em comparação com os números verificados em Lisboa. Na Black Friday, 43% dos inquiridos residentes no Porto vão aderir a este dia especial, face a 32% dos inquiridos na capital. Quanto à Cyber Monday, apesar de se registar um menor número, ainda assim, 39% dos consumidores da cidade do Porto confirmam que pensam aproveitar as promoções desse dia, mais 12 pontos percentuais que no caso dos lisboetas.

Na análise por regiões, os consumidores do Norte do país são aqueles que mais aderem a estas promoções, 48% à Black Monday e 37% à Cyber Monday. Os inquiridos no Centro não ultrapassam, respetivamente, os 25% e 27% (neste caso, com maior adesão à Cyber Monday), enquanto no Sul de Portugal os números ficam-se pelos 29% e pelos 26%.

A oferta mais valorizada para as compras de Natal continua a ser o desconto direto nos produtos, com 50% dos inquiridos no estudo a apontarem nesse sentido, mais quatro pontos percentuais face a 2016. Já 24% valorizam principalmente o cashback (reembolso de parte do valor pago), o que significa um aumento de 6% em relação ao ano passado, enquanto 10% preferem o pagamento a crédito sem juros, embora, neste caso, se tenha assistido a uma diminuição de 3% relativamente a 2016.

Também o início do pagamento dois meses depois da compra foi mencionado por 6% dos inquiridos, o mesmo valor percentual que no ano passado, enquanto 5% preferem o pagamento em mensalidades, menos 1% que há um ano.