Juntar todos os cartões de cliente que hoje usamos para aceder ao ginásio, ter descontos no hipermercado, na livraria, nas viagens e num sem número de outras tarefas diárias é a proposta da CardMobili. A empresa é portuguesa. Foi constituída em 2008, mas só agora está a fazer uma apresentação formal ao mercado. O país de origem é também o ponto de partida para a apresentação ao mercado, mas o passo seguinte e imediato são os Estados Unidos, onde existem 2 mil milhões de cartões de fidelização em circulação, cerca de 14 por agregado familiar.

Numa plataforma online que para o cliente final tem acesso gratuito estão pré-configurados os principais cartões de fidelização existentes no mercado. O cliente escolhe os que tem e introduz os dados pessoais para cada um deles, depois de registado no site com um endereço de email e uma password. A aplicação apresenta uma imagem de cada cartão e associa-lhe os respectivos dados.

A ideia é que no contacto com as marcas que requerem a utilização destes cartões para acesso a um espaço, um serviço ou um desconto, o telemóvel passe a funcionar como uma carteira de cartões, que dispensa as versões de plástico. A aplicação que o permite, uma vez instalada no equipamento (via Web ou SMS), não carece de ligação à Internet para ser usada e chamar o cartão necessário a cada situação. Só volta a ser necessária uma ligação à Internet para actualizar o portefólio de cartões residentes ou informação sobre algum delas, sempre que no PC é feita uma actualização para alterar um prazo de validade de um cartão ou introduzir um novo cartão. Tudo a postos, resta apenas que nos estabelecimentos visados os cartões, mostrados via telemóvel sejam aceites.

Quando do lado das empresas responsáveis por estes programas de fidelização há uma adesão ao serviço multiplica-se a informação disponível para o cliente na plataforma e começa o negócio da CardMobili.

As empresas que pretendam estar na plataforma pagam um fee fixo por cartão migrado para a plataforma, suporte que também passará a acolher, para além de informação como pontos ou saldo, todos os descontos e promoções associadas a este cliente, bem como outros motivos de comunicação.

Em Portugal, a CardMobili já tem acordo com a Future Healthcare, empresa de seguros de saúde responsável pela emissão do cartão Saúde Prime e de outros cartões de saúde lançados em parceria com associações, como o ACP. Estão também em curso negociações com várias outras empresas e novos contratos devem ser anunciados nos próximos dois meses, adiantou num encontro com a imprensa Helena Leite, CEO do projecto.

Durante o primeiro trimestre a CardMobili chega também aos Estados Unidos, embora os responsáveis da empresa já tenham iniciado conversas com algumas das principais cadeias de retalho para mostrar a solução.

Na Europa, fora de Portugal, os primeiros mercados a abordar serão o Reino Unido e a Alemanha, embora provavelmente a empresa só avance com um esforço comercial nestas localizações no próximo ano. Numa primeira fase só está disponível a solução para o cliente, ou seja, o portal com alguns cartões pré-carregados.

Desenvolvido em Java este portal já está disponível em inglês, essencial para a entrada no Reino Unido e nos Estados Unidos, embora para visar este mercado a empresa esteja também a trabalhar na tradução para espanhol.

Já em Fevereiro o CardMobili passará também a contar com uma versão para iPhone e no mês seguinte para Windows Mobile. O Android e o Blackberry também estão nos planos da empresa detida pela sociedade de investimento Pathena - de António Murta e Jorge Brás - e por Carlos Oliveira, fundador da MobiComp. Outra novidade prevista, já para o próximo mês, é o suporte para códigos de barras dos cartões que usam este tipo de mecanismos.

Já este ano a empresa, actualmente com 9 pessoas, prevê angariar 80 por cento da facturação nos Estados Unidos. 2011 É o ano previsto para o break even. Na mesma altura a CardMobili prevê receitas de 1,2 milhões de euros.

Cristina A. Ferreira