Já chegou a 235 mil cidadãos o Cartão de Cidadão que hoje chega ao concelho de Lisboa. A zona da capital é a última a receber o cartão, que vem concentrar num único documento o bilhete de identidade, cartão de contribuinte, cartão da segurança social, cartão de saúde e a prazo cartão de eleitor e introduzir a utilização de dados biométricos no documento nacional de identificação.

Com a generalização em Lisboa, onde passa a ser possível requerer o cartão em todas as lojas do cidadão e arquivos de identificação onde até agora era renovado o BI termina o processo de implementação da rede nacional de pontos de requisição do Cartão, que começou por estar disponível nos Açores.

Em declarações à RTP esta manhã, Maria Manuel Leitão Marques, secretária de Estado da modernização administrativa, sublinhava que a adopção do Cartão de Cidadão não é obrigatória, nem há para já um prazo definido para que venha a ser.

A adopção do cartão será progressiva e efectuada à medida que cada cidadão tenha necessidade de renovar algum dos documentos inseridos no cartão.

Ao todo já foram requisitados 235 mil cartões, embora apenas 144 mil estejam activos, avança a Lusa citando o gabinete da Presidência do Conselho de Ministros.