As fabricantes NEC, Casio Computer e Hitachi planeiam uma fusão das suas áreas de negócio relacionadas com telefones móveis, a partir de Abril do próximo ano. As três empresas japonesas esperam assim reduzir custos, aumentar as competências tecnológicas e expandir a quota de mercado, conforme anunciaram num comunicado citado pela imprensa internacional.

O acordo vai juntar a Casio Hitachi Mobile Communications Co., resultado de uma parceria entre a Casio e a Hitachi iniciada há 5 anos, e a NEC, fornecedora de soluções de rede.

À NEC caberá uma quota de 70,74 por cento do consórcio. À Casio estão reservados 20 por cento e a quota da Hitachi não irá além dos 9,26 por cento.

As empresas envolvidas na nova joint venture, designada por NEC Casio Mobile Communications, já fizeram saber que vão apostar no design e nas tecnologias Wireless para alicerçar a sua competitividade no mercado dos telemóveis.

Entre as contribuições da NEC para a nova companhia estão o WCDMA e o LTE (Long Therm Evolution, também chamado 4G), tecnologias Wireless, o desenvolvimento de software baseado em Linux e o design de aparelhos ultra-finos e de baixo consumo energético.

A Casio Hitachi Mobile desenvolve actualmente telemóveis como o Exilim - com modelos que se aproximam, em aspecto e características, das câmaras fotográficas da Casio - e o Boulder, um telefone conhecido pela resistência a banhos de imersão, ao choque, altas temperaturas e altitudes. Nenhum dos modelos se encontra à venda no nosso país.

A Casio Hitachi Mobile conta com 506 trabalhadores. A nova companhia deverá empregar 2.200 pessoas à data da abertura das suas instalações, sediadas na cidade japonesa de Kawasaki.