A Comissão Europeia aprovou a proposta de Philippe Busquin, o comissário europeu para a Investigação, para a aplicação dos fundos de apoio que estavam destinados à apoiar a investigação, num total de 880 milhões de euros.



A Direcção Geral da Investigação tem a seu cargo a política europeia dos campos de incentivos e fundos de apoio científicos e tecnológicos. Em Fevereiro deste ano a Comissão Europeia aprovou o novo Programa de Redes de Investigação 2002-2006 que identificava sete áreas prioritárias nos domínios da ciência e tecnologia, e que previa alguma flexibilidade dos fundos de apoio de forma a abranger novas áreas de investigação que possam surgir durante os quatro anos do programa.



O orçamento de 880 milhões de euros faz parte do programa "Integração e Reforço da Investigação Europeia", orçado em 12,5 milhões de euros, que se destina a apoiar as prioridades da União em matéria de investigação científica e a concentrar os apoios financeiros a programas nacionais. Esta dotação orçamental vai ser utilizada na política de orientação de pesquisas, no campo dos recursos naturais, saúde, segurança, transportes, energia e sociedade da informação.



As medidas enquadram-se na estratégia de criação de um Espaço Europeu de Investigação, através do Programa de Redes de Investigação 2002-2006, cujo arranque está previsto para a segunda metade de 2002 e que terá uma dotação orçamental de 17.500 milhões de euros (cerca de 4.091 milhões de contos).



Segundo as palavras do comissário europeu, este foi um passo importante na criação do Espaço Europeu de Investigação que dará à Europa as ferramentas que necessita para ter sucesso na sociedade global do conhecimento. O programa de investigação é um dos maiores as nível mundial e a e aprovação orçamental permite avançar nos campos prioritários.




Notícias Relacionadas:

2001-06-27 - CE em conferência sobre o alargamento na investigação científica

2001-05-30 - CE aprova programas para a Investigação

2001-03-05 - Investigação europeia com 17,5 mil milhões de euros até 2006


2000-07-11 - CE apresenta propostas para programa de inovação e investigação