A Comissão Europeia anunciou hoje um investimento de 15 milhões de euros que será canalizado para 13 projectos de investigação escolhidos pela sua capacidade em melhorar a resposta da UE contra a terrorismo, seleccionados no âmbito do sexto Programa Quadro e da iniciativa Preparatory Action for Security Research.



Serão 8 projectos tecnológicos e mais cinco de suporte que vão ajudar a definir tecnologias e conceitos operacionais padrão, que se espera, venham a vingar e passem a ser utilizados por toda a UE em áreas consideradas sensíveis.



O primeiro projecto a arrancar terá como missão criar a arquitectura de um sistema de segurança anti-terrorista que permita melhorar a capacidade de resposta às ameaças terroristas em redes de transportes, como nos comboios ou no metropolitano. O projecto vai combinar informação fornecida por sensores, câmaras autónomas ou activadas por controlo remoto, radares de subsolo e scanners instalados nas linhas ferroviárias.



Entre os restantes projectos está o Robin que tem como objectivo criar um sistema de computação ultra seguro ligado em rede, que melhore a segurança dos actuais sistemas das polícias e promova a sua interoperabilidade. O objectivo é também aqui melhorar a capacidade de detecção antecipada de movimentos suspeitos offline e online, consolidando informação proveniente de diferentes fontes.



Fazem ainda parte do leque de projectos apoiados o reforço dos mecanismos de vigilância das linhas de costa da UE ou o desenvolvimento de sistemas de protecção integrados para os transportes aéreos.



A terceira call para apresentação de projectos ligados à segurança está marcada para Fevereiro do próximo ano. Em 2007 arranca o 7º Programa Quadro que terá uma dotação para projectos de segurança bastante superior aos 15 milhões de euros hoje anunciados. Está reservado a este tipo de projectos de I&D budget de 250 milhões de euros a aplicar entre 2007 e 2013.



Notícias Relacionadas:

2005-04-07 - Orçamento da Comissão Europeia para 2007-2013 aumenta verba dedicada à investigação em 166%

2002-10-01 - Ministros da UE aprovam VI Programa Quadro de IDT

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.