A Comissão Europeia pretende que os Estados-membros e regiões corrijam as suas estratégias de suporte às PMEs em relação ao eBusiness, para as ajudar a adaptarem-se a um ambiente de novas tecnologias em contínua mutação. Como parte da política metodológica adoptada na cimeira de Lisboa em Março de 2002, a Comissão convida os Estados-membros a adoptarem voluntariamente objectivos da política de negócios electrónicos. Assim, pretende acelerar a mudança desde o eCommerce (compra e venda) para o eBusiness (usando ferramentas electrónicas para integrar todos os processos do negócio).



Na comunicação elaborada, a Comissão indica que a procura de soluções também deve ajudar os Estados-membros a avaliar o progresso e impacto das suas estratégias de eBusiness. É ainda enfatizada a importância do nível de adesão e difusão das tecnologias entre pequenas e médias empresas para optimizar a competitividade das empresas europeias, aumentando a produtividade e crescimento.



Segundo o Comissário Geral Erkki Liikanen "Esta comunicação é um passo importante para acelerar o progresso em direcção ao objectivo de Lisboa de tornar a Europa uma economia mais competitiva e dinâmica, baseada no conhecimento. O ênfase político na Europa é a mudança do eCommerce para uma aproximação global do eBusiness.(...) Acredito que esta comunicação está a alertar os Estados-membros para a necessidade de mudar o centro de interesse das suas políticas e delinear objectivos claros e alvos quantitativos, como um mecanismo eficiente para apoio do progresso e impacto das estratégias de eBusiness".



As PMEs enfrentam dificuldades específicas em integrar novas tecnologias e reorganizar os seus processos negociais. Como o ambiente dos negócios electrónicos muda constantemente, as políticas de negociais devem ser reorientadas de modo a permitir às pequenas e médias empresas que usem as ferramentas do eBusiness para racionalizar os seus processos negociais existentes.



Os desafios mais importantes propostos em comunicado são melhorar a compreensão da gestão dos processos e características do eBusiness em PMEs, a promoção e avaliação da disponibilidade de soluções amigáveis de e-business para PMEs e simplificação da participação efectiva das PMEs nos mercados electrónicos e redes de negócios. Finalmente, o comunicado também convida os Estados Membros e regiões a reforçar a rede de política de e-business e futuramente promover o European E-Business Support Network for SMEs, como parte do Plano de Acção eEuropa 2005.



Notícias Relacionadas:

2002-05-16 - CE organiza conferência para analisar primeiro ano da iniciativa Go Digital


2001-12-09 - CE quer maximizar benefícios da e-Economia nas empresas europeias