Num seminário que se realizou recentemente em Bruxelas, o comissário europeu para a área da investigação Philippe Busquin apresentou o DETECT-it, um projecto destinado a auxiliar as PMEs com as candidaturas ao 6º Programa Quadro na área da investigação, onde existem cerca de 2,2 biliões de euros destinados especificamente a estas empresas.



Através do projecto, os Business Innovation Centre incubators (EC-BICs) estabelecidos pela Comissão Europeia irão dividir as mais de 1.000 PMEs que agregam em três sectores-alvo - as tecnologias da informação, qualidade e segurança alimentar e ambiente e energia -, com base em critérios de perfil tecnológico e necessidades ao nível da inovação. Uma rede de peritos ligados ao FP6 ficará encarregue de conduzir as PMEs aos programas de financiamento à investigação mais indicados, dentro de cada sector.



A iniciativa DETECT-it será coordenada pela European Business Network (EBN), a rede de referência para incubadoras e EC BICs na Europa, indica a Comissão Europeia.



Philippe Busquin considera que através desta iniciativa de assistência dirigida, a Comissão está a ajudar a transformar as ideias das PMEs em realidades comerciais. "No longo prazo, o projecto irá contribuir para o desenvolvimento de canais entre PMEs e as oportunidades de investigação apropriadas", garantiu.



Contribuindo com 66 por cento para o emprego no sector privado e 50 por cento dos novos postos de trabalho, a Comissão vê nas PMEs os pilares da economia europeia. Um melhor acesso à investigação e desenvolvimento e a parcerias com outras empresas ou ao conhecimento reunido pelos peritos poderá ajudar muitos destes negócios a crescerem mais rapidamente e a encorajar novas oportunidades para start-ups, considera o executivo europeu.



Notícias Relacionadas:

2003-11-12 - Comissão quer mais PMEs no 6º Programa Quadro

2003-09-29 - CE financia 236 projectos de Tecnologias da Sociedade da Informação no 6º Programa Quadro

2003-07-15 - Candidaturas ao programa de financiamento IST ultrapassam os 7,5 mil milhões de euros