Nas últimas duas edições, a iniciativa recebeu quase 600 candidaturas, tendo distinguido 11 projetos vencedores. Ao todo, a edição de 2025 dos EDSA vai selecionar os melhores projetos em cinco categorias diferentes.
A categoria “Digital Upskilling @ Work” centra-se nos projetos que promovam a formação e a requalificação de trabalhadores, incluindo para pequenas e médias empresas (PME), e que facilitem a integração de profissionais das TIC no mercado de trabalho.
A ela junta-se a categoria “Women in ICT Careers”, para iniciativas concebidas para aumentar a presença de mulheres no sector das TIC através de novas oportunidades de formação e da promoção de carreiras tecnológicas junto das jovens.
Na área da educação, a categoria “Digital Skills for Education” vai selecionar os melhores projetos de formação digital para professores, estudantes, administrações escolares e instituições de ensino.
Para os projetos que apostem na literacia digital e na inclusão de pessoas em risco de pobreza, exclusão social, violência ou discriminação destaca-se a categoria “Inclusion in the Digital World” e, para as inicativas que contribuem para o reforço das competências em cibersegurança há a categoria “Cybersecurity Skills”.
Os EDSA estão abertos a organizações, empresas, consórcios europeus, administrações públicas, assim como instituições de ensino e investigação. Segundo a plataforma europeia para as competências e o emprego na área digital, responsável pela organização dos prémios, os projetos apresentados podem estar já concluídos ou em fase de implementação.
Após a avaliação dos projetos, os finalistas serão conhecidos em outubro. As candidaturas estão abertas até ao dia 15 de julho e todos os interessados podem inscrever-se no site da iniciativa.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários