São aguardadas no próximo dia 13 de Junho uma série de novas recomendações por parte da Comissão Europeia em matéria de redes e standards de segurança informática. Estas recomendações sairão de um encontro aberto ao público a realizar em Bruxelas promovido pelo Network and Information Security (NIS) Focus Group - um grupo de especialistas reunido pelas duas organizações europeias para a Normalização: a CEN (European Committee for Standartisation) e a ETSI (European Telecommunications Standards Institute) e que servirá de resposta a um desafio lançado pela Comissão Europeia em Junho de 2001.

Esse desafio, expresso num comunicado de nome "Network and Information Security: A Proposal for a European Policy Approach Network", visava como o nome indica, a definição de novas políticas integradas para resolução dos problemas se segurança informática no espaço comunitário europeu. Ao mesmo seguiram-se duas resoluções do Conselho Europeu em 2002 e 2003 que continham recomendações aos organismos acima citados para continuarem a desenvolver novos planos e estratégias integradas de forma a melhorar a segurança das redes electrónicas.

Ao longo deste período o Network and Information Security Focus Group tem estado a avaliar os standards de segurança actuais e a identificar as suas eventuais falhas. Criado em Julho de 2002, este grupo completou agora o seu relatório final que tem também recolhido comentários e sugestões da opinião pública deste o passado mês de Maio.

Notícias Relacionadas:
2003-04-01 - Comissão Europeia define nova orientação para a normalização

2002-07-16 - Novo grupo europeu pretende zelar pela implementação de padrões de segurança

2001-12-18 - Normas de electrónica disponíveis online a partir de Janeiro