A Comissão Europeia vai pronunciar-se até ao dia 9 de Novembro sobre a oferta hostil da Oracle sobre a PeopleSoft por 7,7 mil milhões de dólares. O novo deadline estabelecido pelo executivo europeu para avançar com um parecer definitivo deve-se à análise de novos dados que as empresas fizeram chegar à Direcção Geral da Concorrência no período do Verão, sobretudo informação disponibilizada pela Oracle sobre o mercado de software.



Recorde-se que a primeira oferta por parte da Oracle foi apresentada há cerca de 16 meses tendo já sido revista por diversas vezes sem nunca conseguir aprovação do conselho de administração da PeopleSoft.



Na sequência destes desenvolvimentos a Comissão Europeia decidiu abrir um inquérito para analisar todo o processo - a pedido da Oracle - ainda em 2003, com data prevista de conclusão para Março deste ano. As duas datas entretanto definidas para apresentação de um parecer (Março e Maio) foram adiadas devido à complexidade do caso e à necessidade de reunir e analisar mais dados, justificou na altura a CE.



Nos Estados Unidos o processo está também em apreciação pelo regulador e vem também sendo apreciado pela justiça por intervenção do Departamento da Justiça, que tentou travar a oferta hostil da Oracle, alegando que o negócio prejudicaria o normal funcionamento do mercado lesando a sã concorrência.



Os argumentos do Departamento de Justiça não foram no entanto aceites pela justiça e na semana passada um tribunal distrital considerou insuficientes os factos para invalidar a intenção de negócio da Oracle, levando o Departamento de Justiça a desistir do processo.



Segundo a imprensa internacional, a documentação apresentada pela Oracle junto da União Europeia poderá fornecer dados que contribuam para uma decisão idêntica, isto embora as declarações feitas pela CE ao longo da análise do processo revelem preocupações ao nível da manutenção da concorrência, caso o negócio venha a realizar-se.



Um dia depois de ser conhecido o novo deadline da CE para apresentar o seu parecer relativamente ao negócio, a Oracle decidiu estender por mais duas semanas a oferta dirigida à PeopleSoft segundo a qual está disposta a pagar 7,7 mil milhões de dólares ou 21 cêntimos de dólar por acção. A oferta que terminava hoje à meia noite estende-se assim até ao próximo dia 22 de Outubro.



Nota de Redacção [08-10-2004 12:17:00]: A notícia foi actualizada para acrescentar informação sobre a dilatação do prazo da mais recente oferta da Oracle sobre a Peoplesoft.


Notícias Relacionadas:

2004-05-27 - PeopleSoft volta a recusar oferta da Oracle e cancela programa de refinanciamento

2004-03-29 - Oracle tenta convencer Bruxelas a aprovar fusão com a PeopleSoft


2004-02-27 - DOJ decide contra fusão entre Oracle e PeopleSoft


2004-02-16 - Comissão Europeia só decide sobre fusão entre Oracle e PeopleSoft em Maio