Foi hoje anunciado pela Comissão Europeia um conjunto de iniciativas que reservam um investimento total de 8,1 mil milhões de euros para apoiar projetos de investigação que ajudem a incrementar a inovação e a criar emprego na União Europeia.



Podem ter acesso ao financiamento empresas e organizações de todos os países da União Europeia que apresentem propostas para projetos de investigação em áreas como a saúde, proteção ambiental, ou desenvolvimento de soluções inovadoras na área da gestão de resíduos e da urbanização.



A área das TIC também é ilegível. São visadas pelo convite à apresentação de propostas iniciativas que ajudem a cumprir os objetivos da Agenda Digital, por exemplo, com uma verba de 1,5 mil milhões de euros.



Numa nota no seu site, a CE explica que o programa hoje apresentado condensa a maior parte da verba de 10,8 mil milhões de euros que a UE pretende dedicar em 2013 à investigação. O impacto da medida na economia da zona euro deverá sentir-se ao nível do investimento mas também da criação de emprego.



A CE estima que os projetos de investigação apoiados por esta via desencadeiam 6 mil milhões de euros de investimento público e privado e ajudem a criar 210 mil novos postos de trabalho no curto prazo. A 15 anos, as previsões indicam que a medida possa ajudar a gerar 75 mil milhões de euros.



Explica-se igualmente que as prioridades que alinham os programas visados pela verba já foram desenhadas tendo em conta as metas do Horizonte 2020, o programa quadro para a investigação seguinte, que vai vigorar entre 2014-2020.



A maioria dos convites à apresentação de propostas será lançada esta terça-feira, 10 de julho. No outono avançam os restantes concursos.



O 7º Programa Quadro foi lançado em 2007 e conta com uma dotação total de 55 mil milhões de euros para apoiar projetos de investigação e inovação. Desde o lançamento já apoiou 19 mil projetos que envolveram mais de 79 mil participantes.






Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.