Foi hoje anunciado pela Comissão Europeia um conjunto de iniciativas que reservam um investimento total de 8,1 mil milhões de euros para apoiar projetos de investigação que ajudem a incrementar a inovação e a criar emprego na União Europeia.



Podem ter acesso ao financiamento empresas e organizações de todos os países da União Europeia que apresentem propostas para projetos de investigação em áreas como a saúde, proteção ambiental, ou desenvolvimento de soluções inovadoras na área da gestão de resíduos e da urbanização.



A área das TIC também é ilegível. São visadas pelo convite à apresentação de propostas iniciativas que ajudem a cumprir os objetivos da Agenda Digital, por exemplo, com uma verba de 1,5 mil milhões de euros.



Numa nota no seu site, a CE explica que o programa hoje apresentado condensa a maior parte da verba de 10,8 mil milhões de euros que a UE pretende dedicar em 2013 à investigação. O impacto da medida na economia da zona euro deverá sentir-se ao nível do investimento mas também da criação de emprego.



A CE estima que os projetos de investigação apoiados por esta via desencadeiam 6 mil milhões de euros de investimento público e privado e ajudem a criar 210 mil novos postos de trabalho no curto prazo. A 15 anos, as previsões indicam que a medida possa ajudar a gerar 75 mil milhões de euros.



Explica-se igualmente que as prioridades que alinham os programas visados pela verba já foram desenhadas tendo em conta as metas do Horizonte 2020, o programa quadro para a investigação seguinte, que vai vigorar entre 2014-2020.



A maioria dos convites à apresentação de propostas será lançada esta terça-feira, 10 de julho. No outono avançam os restantes concursos.



O 7º Programa Quadro foi lançado em 2007 e conta com uma dotação total de 55 mil milhões de euros para apoiar projetos de investigação e inovação. Desde o lançamento já apoiou 19 mil projetos que envolveram mais de 79 mil participantes.






Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira