Considerada por muitos o maior salão mundial de informática e telecomunicações, a CeBIT deste ano abre hoje, dia 13 de Março, as suas portas, como é habitual em Hannover, na Alemanha. O evento, que se irá prolongar até ao dia 20 de Março, é a oportunidade escolhida por muitas empresas do sector para revelarem novos produtos.



A edição de 2002 da CeBIT irá contar com a participação de mais de oito mil empresas, originárias de cerca de 60 países que irão apresentar nesta feira as suas soluções para a área das novas tecnologias, refere a agência LUSA. Espera-se que a CeBIT demonstre os primeiros sinais de retoma na indústria das tecnologias, após um ano bastante difícil para o sector.



Os analistas prevêem que a feira seja dominada por novidades como telemóveis multi-usos que permitem, para além de telefonar, receber imagens ou fotografias, e por computadores de bolso, com dimensões mais reduzidas, que combinam vários aparelhos num só como telefone, agenda e dispositivo informático com processador de texto e browser para navegar na Web.



Segundo dados da Deutsche Messe, a empresa organizadora do evento, a superfície da exposição aumentou outra vez este ano, encontrando-se actualmente nos 424 mil metros quadrados, divididos por 27 grandes salas, algumas separadas entre si por mais de um quilómetro. Esse crescimento do espaço disponível poderá fazer com que se atinja um novo recorde do número de visitantes.



Entre as 3.210 empresas estrangeiras que vão estar presentes na CeBIT, a Formosa lidera com 594 expositores. Na segunda posição estão os Estados Unidos, com 345. Mais atrás segue-se a Grã-Bretanha, que vai ter 281 expositores nesta edição da feira. Os organizadores esperam triplicar o número de expositores provenientes de mercados emergentes como a Turquia e a China.



A feira irá também contar com a presença de 13 companhias portuguesas, que têm o apoio do ICEP Portugal - Investimento, Comércio e Turismo - e pela ANETIE - Associação Nacional das Empresas das Tecnologias de Informação e Electrónica, mediante o projecto Parceria TI - Global que estas duas entidades apresentaram em conjunto ao Programa Operacional da Economia (POE).



Com stands individuais vão estar a Number Five - Software, Papelaco, Imediata - Comunicações e Multimédia, Microdados - Sistemas Informáticos e a Greencom - Hardware e Software. No stand nacional, será possível encontrar companhias como a Bithium - Sistemas de Telecomunicações, Chipideia - Microelectrónica, Ydreams - Informática, Microfil - Tecnologias de Informação, Centro de Contacto e a NewVision - Sistemas Inteligentes para Solução de Atendimento.



A Octal - Engenharia e Sistemas, subsidiária do grupo Novabase e fabricante das set-top boxes utilizadas no serviço de televisão interactiva da TV Cabo, vai estar alojada no stand da Microsoft. No pavilhão da Motorola vai ficar a Tecmic - Tecnologias de Microelectrónica.



Quem vai estar em força na CeBIT 2002 é a Nokia que realizou hoje já hoje, dia 12 de Março, uma grande conferência de imprensa onde aproveitou para anunciar uma série de produtos novos. O mais importante foi o seu novo telemóvel 6310i, destinado a profissionais móveis e que se mantém em funcionamento nos cinco continentes terrestres, dado ser tri-band, ou seja, é compatível com redes GSM de 900, 1800 e 1900 MHz,



Para além de disponibilizar acesso à Internet via WAP através de GPRS, pode efectuar o download e correr aplicações Java e permite a comunicação via rádio a outros dispositivos mediante a tecnologia sem fios Bluetooth. Prevê-se que este novo topo de gama da marca finlandesa comece a ser comercializado globalmente no segundo trimestre de 2002. O Nokia 6310i incorpora ainda uma aplicação móvel de porta-moedas, que permite que os utilizadores efectuem transacções online convenientes e seguras via WAP.



Outra novidade anunciada pela Nokia foi o estabelecimento de uma aliança a longo prazo com a RealNetworks, com vista a integrar a tecnologia de media digital da companhia norte-americana nos dispositivos móveis e soluções de redes para operadores sem fios da fabricante finlandesa. Desta forma, a Nokia vai incluir a versão móvel do leitor áudio e vídeo RealOne como uma funcionalidade-padrão em todos os seus dispositivos móveis que funcionam com base no sistema operativo Symbian. A aplicação vai ser integrada por norma na plataforma das séries 60 da fabricante finlandesa.



Outra empresa que também apresentou hoje alguns dos novos produtos que vai demonstrar em Hannover foi a Intel, que acaba de introduzir o processador Xeon MP para servidores de gama média e alta, estando disponível em três modelos que funcionam a 1,4, 1,5 e 1,6 GHz. Prevê-se que os novos chips aumentem o desempenho deste tipo de computadores em mais de 30 por cento em comparação com os sistemas de multiprocessamento actualmente disponíveis e que empregam o processador Pentium III Xeon.



O Xeon MP introduz uma arquitectura de cache especialmente concebida para a micro-arquitectura Intel NetBurst, oferecendo três níveis de memória cache integrada, incluindo 1 Mbyte de memória cache de nível 3, para além de 256 Kbytes de cache de nível 2 e 8 Kbytes de cache de nível 1. Desta forma, o processador pode aceder a dados frequentemente utilizados de uma forma ainda mais rápida do que antes. O novo processador suporta ainda a tecnologia de Hyper-Threading e vem no seguimento do lançamento de processadores Intel Xeon para servidores e estações de trabalho de processador duplo, que ocorreu em Fevereiro.



Em quantidades de mil unidades, o Xeon MP de 1,6 GHz com 1 Mbyte de memória cache de nível 3 pode ser adquirido por 3.692 dólares (4.210,76 euros), ao passo que o modelo com uma velocidade de relógio de 1,5 GHz e 512 Kbytes de cache de nível 3 tem um preço de 1.980 dólares (2.258,20 euros). Por último, o chip de 1, 4 GHz e 512 Kbytes de cache de nível 3 pode ser adquirido por 1.177 dólares (1.342,38 euros).


Notícias Relacionadas:

2002-03-11 - Tiqit prepara-se para revelar na CeBIT 2002 um PDA com características de PC

2002-03-01 - ICEP e ANETIE apoiam empresas portuguesas presentes na CeBIT 2002

2002-02-25 - Intel lança novos processadores Xeon para servidores de gama de baixa

2001-12-19 - Anetie e ICEP abriram inscrições para a participação portuguesa na CEBIT 2002

2001-03-23 - CeBIT - Nokia promete telemóveis de terceira geração para 2002

2001-03-20 - CeBIT 2001 abre esta semana com destaque para telemóveis

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.