A SAP, produtora alemã de software, revelou ontem na Cebit de Hannover, na Alemanha, um plano para alargar as suas vendas junto das empresas de dimensão média e uma aliança com a HP e a Vodafone, no sentido de promover as suas aplicações empresariais em dispositivos móveis e sem fios, como telemóveis, PDAs e computadores portáteis.

Os responsáveis da companhia também abordaram a estratégia da SAP para
combater a estagnação do mercado de software empresarial e as actuais condições adversas de negócio na Europa. A pensar nas companhias com receitas anuais inferiores a mil milhões de dólares, a SAP planeia introduzir um novo conjunto de ferramentas de software e serviços para revendedores e parceiros de desenvolvimento de aplicações na Europa.

Em paralelo, a SAP planeia integrar uma versão especial das suas aplicações de vendas e serviços a clientes para dispositivos móveis em computadores portáteis, PDAs e servidores, assim como serviços de telecomunicações da Vodafone. As três companhias vão inicialmente comercializar o pacote conjunto de produtos e serviços a empresas na Europa, Médio Oriente e África.

Na feira de tecnologias, a presença da SAP está a ser marcada pela estratégia de demonstrar as várias fórmulas que ajudam as empresas de qualquer dimensão a obter vantagens competitivas dos investimentos efectuados em Tecnologias de Informação, através da sua plataforma tecnológica de integração e colaboração entre aplicações.

Tendo como tema "Reinvente o seu Negócio", a produtora alemã pretende realçar que as necessidades das empresas passam neste momento por aumentar o rendimento e conseguir o maior retorno possível dos investimentos tecnológicos. Os aspectos principais da participação da SAP na Cebit consistem nas novidades da sua oferta de produtos e serviços para PMEs e o SAP NetWeaver, uma plataforma integrada de aplicações.

A SAP está ainda a apresentar novos produtos nas áreas de aplicações de negócios para CRM (Customer Relationship Management), SCM
(Supply-Chain Management), SRM (Suppliers Relationship
Management
) e Recursos Humanos. A companhia considera que existem
oportunidades de crescimento para o seu negócio de ERP (Enterprise
Resource Management
) na China, América Latina e Europa do Leste.

Na opinião dos executivos da companhia, muitas empresas que já adquiriram sistemas de ERP estão a efectuar novos investimentos para actualizar e alargar os seus projectos. Deste modo, a SAP espera que muitos dos seus mais de 19 mil clientes actualizem-se este ano para uma nova versão que lançou em Janeiro denominada R/3 Enterprise, tendo já comercializado 1.500 cópias do programa.

Outra aposta da companhia é um novo produto intitulado mySAP ERP, cujo
lançamento coincidiu com a Cebit e que incorpora componentes concebidos para tornar o conjunto de sistemas de contabilidade, recursos humanos e manufactura da SAP mais fáceis de personalizar e compatíveis com outros sistemas empresariais. A SAP vai retirar o suporte técnico a clientes no final do ano para quatro versões antigas do software que quase metade dos seus clientes utiliza. Contudo, a empresa disponibiliza gratuitamente as novas versões aos clientes que pagaram as suas taxas de manutenção.

Notícias Relacionadas:

2002-03-21 - HP vai implementar soluções SAP Portals para empresas

2002-03-14 - SAP apresenta programa Smart Business Solutions dirigido a PMEs

2002-03-11 - PT-Sistemas assina acordo de cooperação com SAP Portugal