A edição deste ano da CeBIT parece estar a ter menos visitantes do que no ano anterior e os números da organização confirmam-no: ao cabo de quatro dias de evento, rondavam as 200 mil pessoas, face às 206 mil do ano passado - para o que poderá ter contribuído o mau tempo - mas a disponibilidade para o investimento parece estar a crescer. Já nos expositores, que ascendem a 6262, oriundos de 71 países, o número é idêntico ao de 2005.

As temperaturas muito baixas a queda de grandes quantidades de neve pode ter influído tanto como dissuasor da vinda nos primeiros dias da feira mas também, sobretudo, por dificultar as deslocações. De acordo com Ernst Raue, administrador da Deutsche Messe AG (a empresa-mãe da CeBIT), no sábado, em Hamburgo, a neve atingiu os 40 cm e, nos últimos dias, tanto os aeroportos de Munique como de Frankfurt têm sido obrigados a encerrar por períodos de algumas horas.

Segundo Paul Bonn, vice-presidente da BitKom (a associação alemã para as tecnologias de informação, as telecomunicações e os novos média), são já visíveis sinais de que os utilizadores profissionais de visita à CeBIT se têm mostrado dispostos a investir. "As pequenas e médias empresas estão a investir mais nos sistemas mais avançados de tecnologias de informação para promoverem a sua actividade."

Ainda segundo a organização da CeBIT, o número de visitantes de outros países regista um aumento considerável. Nos primeiros três dias, mais de um terço dos visitantes vieram de outros países e os oriundos das Américas (do Norte, do Sul e Central) triplicaram face a 2005. Também a capacidade decisória dos visitantes mostra progresso: de 59,9% no ano passado para 64,3% em 2006.

Rui Jorge Cruz em Hanover (Alemanha)

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