Avança hoje mais uma edição da CeBIT. Managing Trust - Confiança e Segurança no mundo digital é o tema escolhido pela organização para dar mote à exposição, que vai receber 4.200 empresas de 70 países.



CeBIT pro, CeBIT lab, CeBIT gov e CeBIT life são, como em anos anteriores, os quatro grandes pilares do evento, que ajudam a organizar o espaço e a ligar empresas e soluções orientadas aos mesmos mercados.



Alinhado com o tema central do evento, a organização preparou também para este ano a CeBIT against Cybercrime. A iniciativa pretende criar oportunidade para discutir tendências e analisar o impacto da banalização dos smartphones na proliferação das ameaças de segurança.



Na inauguração do evento, ontem à noite, garantiram presença altas individualidades, como a chanceler Angela Merkel ou Dilma Rousseff, presidente do Brasil que este ano é o país convidado do evento. Da indústria marcaram presença Eric Schmidt da Google, entre outros.



A escolha do Brasil para país convidado é ilustrada pela própria organização com dados da IDC, que o colocam no 7º lugar do ranking dos maiores mercados de tecnologias e produtos high-tech, com um crescimento previsto para este ano do sector das TIC da ordem dos 6%.



Portugal faz-se representar na feira com oito empresas, que expõem em espaço próprio e mais uma, que partilha espaço de exposição com um parceiro, como o TeK já tinha detalhado num artigo anterior.


2012 ficará também marcado na história da CeBIT como o primeiro ano em que um construtor automóvel marcou presença na feira, com espaço próprio de exposição. A Audi faz a estreia e leva à feira o conceito Audi connect, através do qual vai mostrar atuais e próximas tecnologias a integrar nos seus veículos, mas não só.


A marca também aproveitará a presença na feira - onde integrará uma nova área temática - para apresentar o seu novo A3. Nesta nova área, Urban Solutions, vão estar as novidades relacionadas com as cidades do futuro e as TIC que as alimentam.



Nesta edição 2012 da CeBIT também será apresentado e posto em marcha um programa para a qualificação de recursos humanos nas TI. A agência alemã de emprego e a organização da feira oferecem aos visitantes da CeBIT acesso gratuito a iniciativas de formação e oportunidades de emprego.



O programa é designado como Qualificação live! e estreia-se com as 20 mil ofertas no sector das TI que integram a bolsa de oportunidades da Agência Alemã do Trabalho, a que se juntam oportunidades disponibilizadas para a feira por organizações participantes no evento.



A CeBIT arranca hoje e prolonga-se até sábado, 10 de março, em Hannover na Alemanha.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira