São apenas duas as empresas portuguesas com presença individual confirmada na edição de 2006 da feira de tecnologias CeBIT, marcada para o mês de Março, mas segundo indicaram os responsáveis da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, hoje, em conferencia de imprensa, existem mais três empresas interessadas em dar a conhecer os seus produtos e soluções nesta feira internacional de referência, sendo por isso provável que a comitiva nacional aumente.



A par do que vem acontecendo nos últimos anos, o ICEP optou novamente por não reservar espaço na feira para o expositor colectivo de empresas nacionais, o chamado Pavilhão de Portugal. O número de interessados é demasiado reduzido para justificar tal acção, segundo Ana Cristina Guimarães, do ICEP.



A responsável do ICEP considera existir actualmente um universo de 80 empresas nacionais a operar na área das TIC, das quais 50 já marcaram presença na CeBIT com a ajuda daquele instituto. Apesar do número reduzido de inscrições para participação individual, "as empresas portuguesas reconhecem a importância da feira no panorama das TIC e costumam participar associando-se aos seus parceiros internacionais", lembrou Ana Cristina Guimarães.



O principal entrave à participação portuguesa na CeBIT costuma ser financeiro, como referiu ao TeK António Pereira Almeida, da mactek, um distribuidor de componentes informáticos que tem presença confirmada no evento, a par da Aveidigital.



Tentando dar resposta a este tipo de problemas, a organização da feira disponibiliza este ano a iniciativa Newcomer Special, um pacote dirigido a empresas de menor dimensão que inclui um stand com 15 metros quadrados, serviços diversos, divulgação da empresa no catálogo e no site da feira, oferta de quatro passes de expositor e 300 bilhetes de visitante,m entre outras coisas, com um custo de 5.000 euros.



Na edição de 2006, a Cebit irá reunir cerca de 6.350 expositores de mais de 70 países, num espaço que totalizará 312.500 metros quadrados, valores ligeiramente acima dos registados na última edição.



Este ano a CeBIT decorre sob o mote "Digital Solutions for Work & Life" e dará especial atenção a temas como o outsourcing, a telemática e a navegação, adiantaram hoje os responsáveis da Deutsche Messe, que organiza a feira.



Notícias Relacionadas:

2005-03-16 - CeBIT 2005 recebe menos visitantes mas regista maior optimismo da indústria

2004-11-19 - Portugal apenas com três inscrições na CeBit 2005