Inforpor 2003/Expotelecom - A Feira da Convergência é o nome adoptado pela Expolíder e a Certame para a conjugação de esforços num evento que reúne pela primeira vez dois dos principais certames portugueses na área das Tecnologias da Informação de 23 a 26 de Outubro. Depois de anos em que as duas empresas e as duas feiras se rivalizaram para encontrar clientes e visitantes em certames concorrentes, a junção dos eventos parece ser a melhor solução para responder à crise que impede as companhias desta área de estar representadas em dois certames diferentes.



Embora optimistas com a adesão esperada das empresas a esta feira da convergência, os responsáveis da Certame e da Expolíder mostram algumas reservas, decorrentes da actual conjuntura económica. No ano de 2002 a Expotelecom não chegou a realizar-se a Inforpor acabou por ter uma expressão mais fraca do que em edições anteriores, nomeadamente dos anos de 1999/2000.



Ana Paula Januário, responsável pela Inforpor 2003, coordenada pela Certame, explicou ao TeK que fazia todo o sentido a conjugação dos eventos, garantindo uma maior representatividade do mercado, sem fronteiras entre Informática e Telecomunicações que actualmente já não se justificam. Apesar da conjuntura económica menos favorável Ana Paula Januário acredita ser este o momento certo para a conjugação de esforços na "Feira da Convergência". "Pensamos que desta forma podemos também ajudar a impulsionar o mercado, alavancando as empresas e favorecendo o investimento", afirma.



Confiando que a feira vai ser um êxito, até porque a receptividade à ideia tem sido muito grande, Lourenço Vaz Pinto, da Expolíder, admite que só em 2004 se terá a prova da adesão das empresas a esta iniciativa. "O ciclo das feiras é longo, durando um ano, e só em Fevereiro deste ano a Expolíder e a Certame começaram a trabalhar em conjunto", explicou ao TeK.



Para esta edição as empresas vão manter a conjugação dos nomes de marca das duas feiras - Inforpor e Expotelecom - para propiciar o reconhecimento e consolidação do novo evento.



Para fundamentar esta nova feira da convergência a Certame e a Expolíder contam ainda com protocolos hoje assinados com duas das associações mais representativas do sector das Tecnologias da Informação, a ASSOFT - Associação Portuguesa de Software - e a ANETIE - Associação Nacional das Empresas de Tecnologias de Informação e Electrónica. A Certame está também em conversações com a UMIC para desenvolvimento de iniciativas conjuntas relacionadas com a nova feira, mas que ainda estão em desenvolvimento.

Notícias Relacionadas:

2002-10-24 - Inforpor 2002 abre as portas para visitas profissionais