A CES 2022 já tinha datas marcadas para 5 a 8 de janeiro, em Las Vegas, nos Estados Unidos, e as últimas confirmações indicavam a presença de mais de 2.100 empresas expositoras, sendo que algumas já começaram a anunciar os produtos que pretendem lançar na feira. Agora, e tal como aconteceu em 2020, as desistências começam a ser conhecidas, e na lista estão nomes relevantes para o sector das tecnologias como a Meta, ex-Facebook, T-Mobile, Amazon e Twitter, que já confirmaram que não vão ter expositores.
Em 2021 a CTA, a associação do sector que organiza a CES há mais de 50 anos, adotou o modelo puramente online, recorrendo a uma plataforma onde os participantes se podiam reunir e conversar nos stands virtuais. Mas embora tenha garantido que a experiência foi bem sucedida, em 2022 o objetivo era voltar à exposição física, combinada com a transmissão e algumas atividades online, contando com a plataforma da Web Summit para conjugar os dois mundos.
As medidas de proteção tinham sido reforçadas, obrigando máscara e apresentação de prova de vacina para entrar no recinto, e a organização confirmou que iria entregar a cada visitante um kit com dois testes rápidos para fazer nos dias da feira. Os visitantes de fora dos Estados Unidos também teriam direito a um teste PCR antes de regressarem a casa.
Apesar das precauções, a variante Omicron e o crescimento rápido do número de infeções fez com que algumas empresas começassem a questionar a segurança dos seus colaboradores e dos clientes numa participação na CES.
A T-Mobile era um dos principais patrocinadores e acabou por recuar, dando prioridade à saúde e segurança. A Amazon confirmou à Bloomberg que a incerteza ligada à nova variante do coronavirus influenciou a decisão, enquanto a Meta indica que não vai estar fisicamente na CES mas que poderá participar na área virtual. Outras empresas também já comunicaram que não vão estar como expositores, incluindo a Pinterest e a iHeartRadio.
A situação é semelhante à que aconteceu em fevereiro de 2020 com o Mobile World Congress, que a poucas semanas da exposição de Barcelona começou a avolumar desistências, obrigando mesmo ao cancelamento da exposição.
Este ano o Mobile World Congress também pretende voltar a ter uma feira com exposição, depois de em 2021 ter mudado as datas para junho e ter contado com um número limitado de pavilhões e participantes.
Em 2020 o SAPO TEK esteve na CES em Las Vegas. Veja algumas das principais imagens
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários