A Cisco Systems adquiriu a Sipura Technology, empresa integradora de soluções VoIP (voz sobre Internet), para ser incorporada na divisão Linksys, ampliando desta forma a sua área de negócios. Pela aquisição a Cisco pagará 68 milhões de dólares.



Tendo como produtos principais os adaptadores para telefones e faxes em linhas VoIP, a Sipura também desenvolve tecnologias para integração VoIP em routers e gateways utilizados pela Linksys. Esta aquisição revela ser um importante negócio para a Cisco na medida em que os conhecimentos tecnológicos em tecnologia VoIP vão permitir o alargamento das capacidades da Linksys no âmbito da voz ou vídeo.



Segundo um relatório da Synergy Research Group, cerca de 8 milhões de lares já usam a tecnologia de banda larga VoIP para conversar com amigos e familiares em todo o mundo, mas em 2009 este número deverá chegar aos 58,9 milhões.



"O VoIP é um segmento estratégico para a inovação e crescimento da Cisco. A aquisição da Sipura vai aumentar a posição da Linksys no mercado VoIP, tornando-se num exemplo da estratégia que visa aumentar as capacidades e características do produto" afirma Charles Giancarlo, presidente da Cisco e da Linksys. "Implementar a tecnologia da Sipura vai reforçar o compromisso que temos em desenvolver produtos no espaço de voz do consumidor."



A aquisição está ainda sujeita a várias aprovações regulamentares, estando a conclusão prevista para o fecho do quarto trimestre fiscal da empresa, que termina a 30 de Julho de 2005.

Notícias Relacionadas:

2005-04-15 - Cisco adquire Topspin por 250 milhões de dólares

2005-01-17 - "VoIP é uma oportunidade para os operadores e não uma ameaça"