A Cisco Systems está a considerar a aquisição da Nokia, um movimento que teria como principal objectivo passar a controlar a sua tecnologia de infra-estruturas sem fios, avançou o jornal Business este fim de semana.



Numa notícia publicada no domingo, o jornal garantia que a Cisco está a ponderar uma alteração na sua estratégia de aquisições, que se tem pautado pela compra de pequenas empresas tecnológicas de nicho, para avançar com uma operação de maior impacto.



A intenção do negócio é dar à Cisco capacidade para responder às mutações dos últimos anos no mercado de networking, com a convergência entre rede fixa e rede móvel, dotando-a de tecnologia que lhe permita criar aplicações wireless inteligentes, refere a publicação sem detalhar fontes.



Com este objectivo a companhia americana terá feita uma análise do mercado para identificar possíveis alvos e terá considerado que a Nokia é a empresa de redes wireless que melhor se enquadra nos parâmetros definidos.



O diário acrescenta que as fontes consultadas não são unanimes relativamente ao alvo de negócio e se umas garantem que o interesse da Cisco visa toda a companhia finlandesa, outras asseguram que a empresa americana está apenas interessada na unidade de redes da Nokia por forma a colmatar as lacunas no seu portfólio para esta área.



De sublinhar que a Cisco tem actualmente um valor de mercado próximo dos 123 mil milhões de dólares, enquanto a Nokia está avaliada nos 71 mil milhões de dólares e detém uma liderança sólida do mercado de equipamentos móveis com uma quota de venda de telemóveis à volta dos 30 por cento.



Notícias Relacionadas:

2005-07-28 - Cisco compra mais uma empresa de gestão de redes


2005-04-15 - Cisco adquire Topspin por 250 milhões de dólares

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.