Dois anos após implementarem o Programa TII - Tecnologia, Inovação e Iniciativa, a Microsoft e o CITEVE fizeram o balanço da acção e anunciaram o alargamento da mesma a novos centros tecnológicos membros da RECET -Associação dos Centros Tecnológicos de Portugal - abrangendo agora as áreas da cortiça, vidro e cerâmica, metalurgia e metalomecânica.



Embora desta vez se destine a um universo maior, o objectivo deste alargamento é o mesmo daquele que foi anunciado há dois anos, ou seja, conseguir a reinserção profissional da população desempregada da indústria têxtil portuguesa através da qualificação dos cidadãos e da possibilidade de permitir a mobilidade entre sectores e para outros sectores, dos trabalhadores das indústrias visadas.



De acordo com a Microsoft, a meta agora será formar mais 1500 pessoas até Julho de 2009 nos novos centros de formação, o que representa um investimento inicial da fabricante na ordem dos 180 mil euros em novos computadores e postos de formação.



A implementação das novas estruturas acontecerá em Santa Maria Lamas (Cortiça), Porto (Metalúrgica e Metalomecânica) e região Centro (Vidro e Cerâmica), refere um comunicado enviado à imprensa.


Dois anos do Programa TII



Os números apresentados pelas duas partes mostram que a iniciativa teve um impacto positivo na indústria. Desde que teve início, já foram formadas mais de 1.700 pessoas em 330 sessões de formação desenvolvidas nos diversos centros. Do total de formandos, 40 por cento obteve recolocação no mercado de trabalho.



O Comissário Europeu Vladimir Spidla, presente na sessão de apresentação dos resultados, afirmou que "este projecto de formação para mulheres é uma boa prática europeia na área da promoção do emprego e deve ser encarada como um exemplo a seguir por todos". O responsável saudou a iniciativa e frisou uma das metas da CE: "potenciar o emprego e o acesso à formação para desempregados de longo prazo e mais velhos", nomeadamente através de parcerias público-privadas.



Resta apenas recordar que, ainda no âmbito do Programa TII, o CITEVE e a Microsoft assinaram em Outubro de 2006 uma parceria com o operador europeu Transcom para a empregabilidade de formandos do programa. Até aqui, já foram integradas cinco pessoas no mercado de trabalho das telecomunicações graças a esta parceria.



Notícias Relacionadas:

2006-10-09 - Microsoft e Citeve anunciam terceiro centro de formação

2006-01-16 - Programa TII da Microsoft vai formar 3 mil desempregados do sector têxtil