
A assinatura dos pactos vai ser presidida pelo Ministro da Economia amanhã, 11 de setembro, na Universidade de Aveiro, e destaca 10 novos sectores, depois de março e abril, o Governo ter assinado os primeiros seis Pactos Setoriais de Competitividade e Internacionalização.
O objetivo dos acordos entre o Ministério da Economia e as empresas é incentivar o desenvolvimento de uma economia circular e uma eficaz transição energética e ecológica e, ainda, a melhoria da envolvente regulamentar e legal das empresas.
Estes pactos materializam um conjunto de novas iniciativas nos vários domínios da economia, e somam-se à Indústria 4.0, a capacitação de recursos humanos, consolidação dos fatores de atratividade externa do país, na internacionalização e a promoção da I&D.
Os novos sectores que vão beneficiar dos novos pactos são 10 Clusters reconhecidos pelo IAPMEI em 2017, no âmbito do Programa Interface: AED Cluster; Plataforma Ferroviária Portuguesa; Cluster de Competitividade da Petroquímica, Química Industrial e Refinação; Cluster do Calçado e da Moda; Cluster do Mar Português; Cluster Portugal Mineral Resources; Cluster Habitat Sustentável; Smart Cities Portugal Cluster; Cluster Têxtil: Tecnologia e Moda e TICE.PT.
Segundo os dados partilhados, estes sectores asseguram mais de 576 mil empregos e ultrapassam os 60 mil milhões de euros em volume de negócios.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários