No encerramento de mais uma edição do Codebits2012 Zeinal Bava, CEO da PT deu a resposta a uma das perguntas mais repetidas: "Sei que havia dúvidas se faríamos o evento no próximo ano. Mas vamos fazer", garantiu. E o evento vai também passar fronteiras, e realizar-se no Brasil já em 2013

Vai ser em novembro, em simultâneo nos dois países, mas ainda sem data definida. Só fica a promessa de que a ambição vai ser maior no próximo ano.

O CEO da PT respondeu ainda a algumas das perguntas mais frequentes neste tipo de audiência, nomeadamente sobre quais as tecnologias que vão marcar as apostas futuras, ou sobre a capacidade da PT de concorrer com os gigantes da Internet a nível mundial.

No geral a mensagem é positiva: a PT tem capacidade de concorrer a nível de conteúdos, tecnologia, qualidade de serviço, know how que existe na casa e a visão de que a tecnologia faz arte do processo de transformação da empresa. E o ecossistema onde os participantes do Codebits se integram, assim como outros parceiros.

"O período de crise que enfrentamos pode encarado de duas formas: podemos baixar os braços, desistir. Mas este é o momento de fazer o contrário [...] é momento de acelerar, investir em novas tecnologias, em transformação do negócio", defendeu o CEO da PT.

E muitas das ideias aqui criadas no Codebits têm de passar o "teste do algodão", ganhar espaço e chegar ao mercado, não só em Portugal, mas também a nível internacional, como o Brasil.

Portugal tem uma infraestrutura técnica única, e condições a nível de tecnologia, serviços testados, uma comunidade que gosta de inovação, alinhou Zeinal Bava, que defende que "não há razão para não sermos o Israel da Europa" e ter 15 a 20% da inovação assente em ideias tecnológicas.

"Procuramos gente com imaginação", afirmou Zeinal Bava, que garantiu que a PT vai contratar mais jovens, e tirar partido do conhecimento que está a ser criado em Portugal.

Aposta na Cloud

Mais uma vez Zeinal Bava reforçou a aposta da empresa nesta área. "A Cloud para nós é absolutamente central para o que queremos fazer", afirmou, acrescentando que o anúncio que foi feito na segunda feira com a SAP é apenas um dos que está a ser preparado pela empresa. Até porque este é um dos projetos diretamente monitorizados por Zeinal Bava na PT, a par do projeto de convergência.

"Vamos trabalhar para que Portugal possa ser pioneiro na Cloud" porque isso aumenta os nossos recursos e nos vai permitir sonhar mais alto, primeiro no mundo que fala português e depois no mundo inteiro.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador