A Universidade Nova de Lisboa estabeleceu uma parceria com os Laboratórios SAPO, dedicados a apoiar a investigação académica, para desenvolver projetos na área da recomendação multimédia.

A Universidade Nova vai desenvolver projetos de investigação na área do Big Data, sobretudo em sistemas de extração de informação em vídeos e imagens. Parte da investigação passa pelo estudo de consumos para que a área de recomendações do SAPO Vídeos e do Meo Kanal possam ser mais precisas.

Em conversa com o Tek, Benjamim Júnior, coordenador dos Laboratórios SAPO, revelou que o sistema de recomendações do novo Meo Kanal não foi desenvolvido pela instituição lisboeta mas a ideia é que as próximas versões possam ser mais precisas e abranger mais aspetos de recomendação, como as temáticas de conteúdos vistos e o horário em que o consumo multimédia foi feito, em função da investigação desenvolvida. A parceira com a Universidade Nova de Lisboa "apareceu" de ligações conjuntas que membros do SAPO Labs e o professor João Magalhães, da instituição lisboeta, têm estabelecido noutros projetos.

Neste momento o SAPO Labs "não quer construir produtos, quer construir blocos tecnológicos que possam transformar-se em produtos", acrescentou Benjamim Júnior. Um desses exemplos é o projeto que está a ser desenvolvido em parceria com a Agência Lusa e que também está em destaque no Codebits 2012.

O SAPO Labs tem estabelecido várias parcerias com instituições do ensino superior português, de maneira a dar resposta a alguns desafios e dificuldades que vão aparecendo ao longo do tempo. Além dos laboratórios físicos na Universidade do Porto e de Aveiro, existe ainda apoio a investigações feitas na Universidade de Coimbra e na Universidade da Beira Interior. Às soluções criadas, o SAPO pretende também destacar a marca "Universidade" e o trabalho de qualidade que se desenvolve no seio académico.

Ao todo já foram apoiados 176 investigadores e concretizados 73 projetos.

Sapo Codebits, um laboratório de três dias para o ano inteiro

Outra componente que agora faz parte dos laboratórios do SAPO é o Codebits Labs. "O Codebits é um gigantesco laboratório e nestes três dias vamos ver projetos interessantes e que têm hipótese de se transformar em algo mais. Foi a pensar nestas possibilidades que em 2011, Abílio Martins, responsável do portal SAPO, lançou o desafio de prolongar o SAPO Codebits durante todo o ano.

Cerca de uma dúzia de projetos foram escolhidos entre os participantes no Codebits2011 para continuar a desenvolver a ideia na Start Up Lisboa, uma iniciativa que tenta aproximar os programadores de um ambiente empresarial em estado embrionário. De todos os projetos apoiados pelo SAPO Labs, dois conseguiram destacar-se.

O Park Alert recebeu uma menção honrosa e é um serviço de aviso sobre o controlo que está a ser feito aos estacionamentos dentro de uma determinada área. Assim, um utilizador que aviste um fiscal, pode partilhar a localização do mesmo, e os restantes utilizadores que tiverem o carro estacionado em situação "ilegal" podem corrigir a situação. O Park Alert assenta ainda num sistema de jogo, onde quem dá a dica recebe pontos e quem usufrui da chamada de atenção perde pontos.

Mas o projeto que mais se destacou ao longo de um ano de desenvolvimento foi o Overtour, uma aplicação para smartphones que pretende ser um guia de apoio aos utilizadores que visitarem museus nacionais. Neste momento o projeto já tem parceria com alguns museus, como o Museu de Arte Antiga. A app consiste numa enciclopédia que contem informações sobre todas as peças de arte, artistas e histórias que estejam relacionadas aos mesmos.

Na opinião de Benjamim Júnior, a evolução dos Codebits Labs passa pela maturação das tecnologias que têm sido desenvolvidas e que se enquadram em muitas áreas tecnológicas. "Não é uma questão de quantidade, é uma questão de qualidade", afirmou. Neste sentido a organização tem sido mais exigente no concurso de programação, como provam as entrevistas que as equipas têm que realizar com um júri para explicar o projeto, e tudo isto para que o Codebits possa ter uma maior profissionalização.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: Foi feita uma correção numa citação do último parágrafo.