A Comissão Europeia deu luz verde ao negócio entre a LogicaCMG e a EDP que resultou na venda de 60 por cento do capital da empresa de TI. Em comunicado citado pelo Jornal de Negócios Online, o órgão europeu da concorrência aprovou a tomada de posição pela LogicaCMG, viabilizando o contrato de venda assinado pelas empresas em Janeiro último.



A venda de parte do capital da Edinfor à LogicaCMG vai permitir à eléctrica nacional um encaixe de 81 milhões de euros. O acordo entre as empresas visa também a aquisição de uma participação de 40 por cento na ACE.



Nos termos do acordo a Logica passa a gerir os contratos de outsourcing TI da EDP assegurados pela Edinfor que em 2004 ascendiam a 74 milhões de euros, 70 por cento dos custos totais suportados pela eléctrica na área das tecnologias.



Conforme estabelecido no acordo de venda da Edinfor, a empresa manterá a responsabilidade pelos contratos de outsourcing TI nos próximos dez anos, enquanto a EDP mantém direito de recompra das acções agora alienadas por um prazo de dois anos em condições especiais e a opção de venda dos restantes 40 por cento a partir do segundo ano de contrato.



A Edinfor é responsável pelas áreas de manutenção aplicacional, serviços de WAN e LAN, help desk, centros de processamento de dados, impressão e envelopagem da EDP.



Notícias Relacionadas:

2005-01-10 - Venda de 60% da Edinfor gera outsourcing de TI com poupança de 23 milhões de euros