A Comissão Europeia votou ontem favoravelmente no sentido da adopção do plano de acção eEurope 2005, um projecto que tem em vista gerar um ambiente económico para o investimento privado e criar novos postos de trabalho, impulsionar a produtividade, modernizar os serviços públicos e oferecer a todos os cidadãos europeus a oportunidade de participar numa Sociedade Global da Informação.



O plano de acção, baseado na comunicação "eEurope 2005: uma Sociedade da Informação para todos", vai ser apresentado no Conselho Europeu de Sevilha, que irá decorrer a 21 e 22 de Junho. O objectivo do programa é estimular a criação de conteúdos, aplicações e serviços online seguros baseados numa infra-estrutura de banda larga disponível em todo o território da União Europeia.



O eEurope 2005 teve origem no pedido efectuado pelo Conselho Europeu de Barcelona, que decorreu em Março deste ano, à Comissão Europeia de criar um plano de acção centrado na "disponibilização e utilização generalizada de redes de banda larga ao longo da União até 2005 e o desenvolvimento do protocolo IPv6... e a segurança das redes e da informação, do eGovernment, eLearning, eHealth e do eBusiness".



Este programa irá suceder ao plano de acção eEurope 2002 aprovado no Conselho Europeu de Santa Maria da Feira, em Junho de 2000 e parte integrante da estratégia adoptada em Lisboa em Março desse ano para tornar a União Europeia a economia do conhecimento mais competitiva e dinâmica com um aumento no emprego e da coesão social em 2010.



A versão anterior do plano de acção eEurope tinha como fim promover o uso das novas tecnologias, garantir o seu acesso a todos os cidadãos e empresas e conseguir uma Internet "mais rápida, barata e segura".



Segundo os responsáveis pelo órgão executivo da União Europeia, o eEurope 2002 permitiu até agora com que o número de cidadãos e empresas ligadas à Internet aumentasse, reformulou o ambiente legislativo para os serviços e redes de comunicações, bem como para o comércio electrónico, possibilitando ainda o surgimento de novas gerações de serviços multimédia e móveis.



Notícias Relacionadas:

2002-03-19 - Erkki Liikanen considera vantajosa a extensão do plano eEurope decidida no Conselho de Barcelona

2002-03-18 - Conselho Europeu de Barcelona atribui prioridade ao acesso via banda larga

2002-03-13 - Líderes europeus apelam para que o Conselho de Barcelona dê destaque à banda larga

2002-02-26 - Ministros reunidos em Vitoria apoiam Plano de Acção eEurope 2005

2002-02-13 - CE analisa progresso do eEurope Action Plan 2002 e estabelece novos objectivos

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.