Depois de ter entregue na semana passada as suas alegações em resposta à Comissão Europeia a Microsoft tem agora uma audiência marcada para o início de Junho. Durante esta audiência a empresa poderá apresentar a sua defesa face à investigação do executivo europeu à alegada violação das regras de concorrência pela integração do Internet Explorer no Windows 7.

Um porta voz da Comissão Europeia confirmou ontem à Reuters e ao Dow Jones que foi marcada a audiência da Microsoft para os dias 3 a 5 de Junho de forma a que a empresa possa apresentar os seus argumentos. Este foi um pedido apresentado pela Microsoft quando entregou a resposta formal, por escrito, na semana passada.

Esta nova investigação foi iniciada após uma queixa da norueguesa Opera que alega que a integração do Internet Explorer no Windows distorce a concorrência no mercado de browsers.

Uma primeira avaliação feita pelo executivo europeu encontrou indícios de procedimentos anti-concorrenciais, o que deu azo ao envio de uma carta de procedimentos que a Comissão da Concorrência enviou à Microsoft.

Desde Janeiro vários rivais da Microsoft no segmento de browsers juntaram-se ao processo como participantes, nomeadamente a Mozilla e a Google. Há algumas semanas também um grupo da indústria - que integra a Adobe, IBM e a Oracle, entre outras tecnológicas - pediu para participar, ganhando acesso às alegações e a possibilidade de participar nas audiências em Junho.