As compras de produtos através de dispositivos móveis na Europa ocidental poderão gerar receitas de 19,2 mil milhões de euros em 2017.

A previsão é da Forrester, com base num estudo que analisou os hábitos de compras à distância dos europeus usando telemóveis, bem como as intenções dos utilizadores em usar cada vez mais estes dispositivos para comprar produtos.

De acordo com o estudo, citado pelo site Mashable, no ano passado as compras através de dispositivos móveis na Europa contabilizaram 1,7 mil milhões de euros - cerca de um por cento do total das vendas online - mas em 2017 poderão representar 6,8% do mercado online. Os resultados abrangem produtos de retalho, serviços, postais, subscrições de publicações e compras feitas online e levantadas em loja, excluindo apps e toques, pagamentos feitos com o telemóvel em terminais de pagamento, bem como transações em bolsa.

A Forrester destaca o facto de a grande diferença entre o que europeus gastam hoje, em média, usando dispositivos móveis, e o que poderão gastar dentro de cinco anos, incidirá sobretudo no número de utilizadores. Em 2011 foram 7,6 milhões os utilizadores a fazer compras usando dispositivos móveis; em 2015 esse número chegará aos 79 milhões, cerca de 45 por cento do número total de utilizadores deste tipo de equipamentos.

Quanto à quantia média gasta por cada utilizador, passará dos 201 euros registados no ano passado para 227 euros. O grande crescimento no valor de mercado, segundo a empresa de estudos, dever-se-á assim ao exponencial aumento do número de utilizadores a usar dispositivos móveis para fazer compras.

Por fim, a Forrester estima ainda que as compras mais comuns serão as de produtos chamados low-cost, sobretudo livros físicos, música e filmes.

Conheça, no quadro abaixo, o crescimento das receitas geradas por compras móveis previsto pela Forrester Research.
Link para o estudo:

[caption][/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico