O Institute for Supply Management (ISM), até Julho de 2001 denominado National Association of Purchasing Management, e a Forrester Research apresentaram na semana passada, o quinto relatório de pesquisa conjunta sobre e-Business. Este comprova, de modo pioneiro, que a adopção de recursos Internet como compras e leilões online permite reduzir os custos em empresas fabricantes e não fabricantes que realizem compras de grande volume.


A primeira conclusão a reter no "ISM/Forrester Research Report On eBusiness" é que o número de empresas com compras de grande volume que divulgaram redução de custos por utilizarem a Internet, cresceu de 28 por cento para 45 por cento no trimestre que terminou a Dezembro de 2001.

No decorrer do quarto trimestre do ano passado, os compradores usaram mais a Internet. Os inquiridos compraram na Internet 9,5 por cento dos materiais não directamente ligados com o seu negócio e 6,2 por cento de matérias primas, o que representou um crescimento em relação aos níveis do último trimestre ou seja 7,1 por cento e 5,3 por cento, respectivamente. Neste relatório também é possível constatar que 53 por cento das organizações (que compram em grande volume) consideram a Internet muito importante ou crítica para os seus planos de negócio nos próximos doze meses.

"A Internet tornou-se uma necessidade para os grandes compradores", sublinhou Bruce D. Temkin, director de grupo da Forrester, em comunicado presente no site daquela consultora, concretizando que "a discussão mudou, já não se pergunta se a Internet deve ser usada, mas sim onde se deve utilizar e como pode permitir poupar dinheiro".

As organizações aumentaram ainda as suas participações em mercados online, 26 por cento das organizações compraram ali os seus bens e serviços, crescendo este indicador pouco significativamente dos 23 por cento registados no trimestre anterior.

De salientar que este estudo mostrou também que as organizações aumentaram
a utilização de leilões online para 23 por cento, em relação ao último trimestre quando apenas atingiu os 17 por cento. Este acréscimo foi mais relevante para fabricantes, cujo o uso de leilões aumentou de 21 por cento para 29 por cento.




Para a concepção do relatório sobre eBusiness, o ISM e a Forrester Research receberam um resumo das respostas dos gestores executivos de fornecimento das organizações fabricantes e não fabricantes. Para compreender a diferença dos comportamentos online destas organizações, o relatório analisa três áreas que integram os resultados de todas as organizações, a comparação de empresas fabricantes e não fabricantes e a comparação de empresas que adquiram mais de 100 milhões de dólares (113 milhões de euros ou 22,66 milhões de contos) em matérias primas e outros materiais por ano e para aqueles cujas compras custem menos de 100 milhões de dólares (113 milhões de euros ou 22,66 milhões de contos) por ano.

Para verificar e rastrear a adopção da Internet pelas organizações para efectuarem diversas actividades, como encontrar novos fornecedores e colaborar com eles, o ISM e a Forrester Research criaram o indicador eBusiness Adoption Momentum (eBAM). O indicador eBAM mede e avalia o número de empresas que prosseguem actividade online desde valores positivos (+5) a valores negativos (-5), aferindo ainda o aumento ou decréscimo da velocidade de mudança no seu uso.

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