O chatbot Claude, da Anthropic, vai ganhar um modo de interação por voz. A nova funcionalidade arranca em fase beta e é lançada de forma progressiva. Vai permitir que as conversas com o assistente baseado em inteligência artificial generativa sejam feitas apenas com palavras ditas.

“O modo de voz... permite-lhe falar com o Claude e ouvir as respostas através da voz, facilitando a utilização, quando as suas mãos estão ocupadas mas a sua mente não”, pode ler-se no site de suporte da empresa.

Veja o vídeo

A versão em inglês do Claude para voz será lançada no decurso das próximas semanas, segundo informação avançada pela empresa numa publicação online, embora alguns utilizadores já tenham acesso à novidade, como relata o Tech Crunch

Esta evolução do chatbot da Anthropic assenta nos desenvolvimentos da versão mais recente do modelo de linguagem que o suporta, o Claude Sonnet 4. A nova versão do modelo foi apresentada recentemente e é a mais evoluída da empresa, que tem como principal investidor a Amazon. É a mesma que gerou polémica por causa dos testes que demonstrararm decisões menos éticas da tecnologia em algumas situações muito concretas.

Claude teve de escolher entre chantagear ou ser desligado. Chatbot avançou para a chantagem
Claude teve de escolher entre chantagear ou ser desligado. Chatbot avançou para a chantagem
Ver artigo

Vão estar disponíveis cinco opções de voz e a possibilidade de alterar em cada momento o modo de conversação de voz para texto e vice-versa. Nas conversas de voz, o utilizador pode contar com resumos de texto. Vão existir também limites à utilização deste recurso. Os utilizadores da versão gratuita do serviço podem estabelecer um máximo de 20 a 30 conversas, segundo a Anthropic.

E existirão funcionalidades reservadas aos subscritores de versões pagas: só os clientes com versões pagas vão ter à disposição a habilidade do Claude para se ligar ao Google Docs e por essa via à informação aí guardada no Gmail ou no calendário, por exemplo.

A interação por voz com este tipo de ferramentas não é uma novidade. Os principais concorrentes da Anthropic já o permitem, como é o caso da OpenAI, que detém o ChatGPT, da Google, através do Gemini Live ou mesmo da xAI de Elon Musk que também já deu um modo de voz ao grok.