O concurso para reforço do parque informático das escolas do 2º e 3º ciclo lançado pelo Ministério da Educação encerra hoje a fase de recepção de candidaturas, devendo receber propostas de uma dezena de empresas, avançou o Jornal de Negócios.

O concurso dará lugar a um dos maiores contratos de venda de computadores desktop para 2008, o que justifica o interesse das empresas que podem assim colocar no mercado mais de 111 mil PCs.

O procedimento foi lançado pelo Ministério da Educação em Abril e tem um orçamento de 70 milhões de euros, envolvendo não só o fornecimento dos equipamentos como a sua manutenção. Pela sua dimensão este é um concurso de âmbito internacional.

O reforço do parque informático das escolas é uma das medidas do Plano Tecnológico para a Educação e tem como meta dinamizar o ensino e a aprendizagem disponibilizando um computador por cada cinco alunos nas escolas abrangidas pelo programa.

Caso a meta seja atingida, Portugal passa a ficar no grupo de países europeus com maior nível de desenvolvimento neste campo e faz com que os números observados no ano lectivo de 2005/2006 desçam para menos de metade. Segundo os rácios desse ano, cada computador era partilhado por uma média de onze alunos.

Notícias Relacionadas:

2008-04-21 - ME abre concurso público para reforço do parque informático das escolas do 2º e 3º ciclo

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.