A Câmara Municipal de Coimbra aprovou ontem o lançamento dos concursos públicos internacionais para a construção de infra-estruturas e acessos no futuro Parque da Inovação em Coimbra, notícia o Diário de Notícias.



O i-Parque deverá começar a funcionar no próximo ano e acolher empresas que operem nas áreas das ciências da vida, saúde, biotecnologia, telecomunicações e multimédia, áreas de vocação do pólo tecnológico e cientifico que terá na aproximação entre universidade e empresas uma das principais missões.



Com um investimento previsto de 33 milhões de euros, o parque tecnológico vai reunir num mesmo núcleo accionista entidades públicas e privadas, financiamentos comunitários (através do FEDER e do Programa Operacional do Centro e financiamento privado.



Com a entrada em funcionamento do espaço no próximo ano, a fixação de empresas será apoiada pela PME Capital e dinamizada pela Agência Portuguesa de Investimento, que se espera atraia investimento internacional para o local.



A selecção das empresas que irão ocupar o parque terá de passar pela análise de um Conselho Cientifico e Tecnológico, a ser criado, que além de analisar as candidaturas à fixação no i-Parque terá como missão acompanhar o seu funcionamento. O parque terá ainda estruturas para acompanhar as empresas ali localizadas dos pontos de vista legal, económica e financeiramente, noticia o jornal.



Para já são candidatas à entrada no i-Parque de Coimbra quatro empresas, que operam na região: Critical Software, centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, Edições Almedina e Federação Portuguesa de Produtores Florestais.



Entre os accionistas do i-Parque, já homologado pelo Ministério da Economia, estão um project finance do Banco Espírito Santo, o Centro de Neurociências e Biologia Celular, Serviços de Utilização Comum dos Hospitais, Parque Expo, Coimbravita, AIP, Clube dos Empresários e Associação Tecnopólo de Coimbra.



Notícias Relacionadas:

2004-04-05 - Coimbra recebe 1º Congresso de Engenharia de Software

2002-01-21 - Universidade de Coimbra inaugura Laboratório de Computação Avançada