Fazer entregas a partir de drones já não é inédito, mas há um consórcio que quer elevar o conceito a um próximo patamar. A Vantage Towers, Staex e EVA (Electric Visionary Aircrafts) querem criar aquele que é considerado o primeiro corredor de entrega operado por Web3 do mundo. As empresas procuram abordar os desafios energéticos para a criação de uma infraestrutura confiável, de forma a oferecer novas oportunidades de negócio, maximizando e recompensando os seus proprietários com os recursos fornecidos.

O objetivo da criação do corredor é tornar a implementação de drones mais segura e confiável. Pretende-se que este seja o primeiro corredor operado pela Web3 e inaugurar-se uma nova era nas entregas autónomas.

Sobre o papel de cada empresa, a Vantage Towers, ligado ao sector das telecomunicações, vai fornecer a sua experiência em locação e aluguer de espaços para infraestruturas tecnológicas, que vão permitir as futuras operações de espaço comercial e drones por meio de vertiportos criados na sua infraestrutura. A Staex é conhecida pelas soluções simples e sustentáveis de IoT e vai contribuir com o seu software e experiência que garanta a comunicação segura entre os operadores e os drones. A EVA é uma das fabricantes de super estradas para drones, com experiência em todos os continentes. A empresa vai criar a infraestrutura avançada dos drones.

Vantage Towers

Os porta-vozes das empresas que formam o consórcio demonstram-se otimistas e confiantes na forma como os drones de entregas vão mudar o paradigma da logística, desempenhando um papel essencial nos futuros conceitos de cidades inteligentes.

Berlim foi a cidade escolhida para os voos de demonstração da tecnologia de entregas autónomas, realizadas entre a estação M3, em Ullsteinhaus (The Drivery) e dois vertipads M1 localizados nas instalações do centro comercial Tempelhofer Hafen. O sistema utiliza a tecnologia de rede móvel 5G na comunicação entre os diferentes elementos.

Espera-se demonstrar com o projeto a importância de economizar tempo e energia, sobretudo em locais de difícil acesso. Os casos de utilização mais críticos também são abrangidos, como a entrega de bens essenciais e necessários com urgência, tais como medicamentos, “que podem salvar vidas”. Qualquer proprietário legítimo pode gerar receita, sendo cobrada automaticamente. E as empresas afirmam que estes casos práticos de utilização não seriam possíveis sem a Web3.

Através desta tecnologia, qualquer pessoa pode beneficiar ao colocar uma porta de drone na sua localização ou instalações, sendo recompensada por oferecer a plataforma de pouso, o estacionamento e energia para os drones operarem. A Vantage Towers tem 83 mil torres em dez mercados europeus, que vão ser usadas no projeto.

A Bolt também revelou uma parceria com a Starthip Technologies que abre portas às entregas autónomas na Europa. São milhares de robots a fazer entregas de comida, no serviço Bolt Food, previsto para este ano. O piloto arranca na Estónia, país de origem das duas empresas.