Os bancos portugueses com contratos de outsourcing firmados com a IBM somam uma receita de mil milhões de euros. Os acordos visam o fornecimento e gestão de infra-estruturas de sistemas de informação por período de 10 anos e envolvem o Deutsche Bank, Barclays, Finibanco, Millennium bcp, BPI, Santander Totta, BES e BPN, entre acordos firmados já este ano e anunciados e ainda durante o ano passado.



De acordo com a edição de hoje do Diário Económico, este tipo de acordos de outsourcing de áreas do negócio que não são "core business" está cada vez mais a ser utilizada pelas empresas, e Administração Pública, e evolui à medida que as companhias ganham maturidade, sublinha João Gonçalves, manager of strategic outsourcing da IBM Portugal.



O peso do negócio do outsourcing na actividade da IBM tem por isso aumentado e a empresa tem reforçado competências e equipa nesta área que hoje divide em três tipos: o outsourcingde infra-estruturas, manutenção aplicacional e o outsourcingde processos de negócio.



O outsourcing para a manutenção aplicacional é o mais usado pela banda, mas é no outsourcingde processos de negócio que a empresa vê mais oportunidades de crescimento.



De acordo com a empresa são também muito comuns os acordos de outsourcing globais. Nesta área os exemplos em Portugal são a Vodafone, Visteon, Deutsche Bank ou a Pfizer, empresas a quem a tecnologia presta apoio na área das infra-estruturas e também na área da manutenção aplicacional.



Em conjunto a IBM tem alocados aos cerca de 30 contratos de outsourcing geridos em Portugal 900 colaboradores.




Notícias Relacionadas:

2006-11-02 - IBM gere desenvolvimento de aplicações TI da Vodafone Portugal a partir do próximo ano