A convergência nas comunicações analógicas e digitais, fixo-móvel, voz e dados vai marcar a evolução do mercado das Tecnologias da Informação e Comunicação ao longo deste ano, de acordo com as previsões da IDC.



A consultora prevê um crescimento moderado na globalidade das TIC que conduzirá a uma maior criatividade nas ofertas de produtos e serviços por parte dos fornecedores que pela mesma razão serão forçados a equacionar novos modelos de negócio e "novos tipos de relacionamento com a comunidade utilizadora".



No que se refere à reorganização dos modelos de negócio, a IDC acredita que as empresas fornecedoras de serviços TIC vão ver-se obrigadas a redimensionar o seu negócio, para apostar em estruturas mais flexíveis "potenciadoras da criatividade a partir de fontes externas". A consultora acredita mesmo que esta tendência terá implicações em todos os segmentos de mercado. Esta evolução moderada no crescimento do mercado será também motivo para que as fusões e aquisições visando empresas de nicho continuem a acontecer.



A IDC prevê ainda "novas versões de implementação online de aplicações da parte de um ou mais líderes de software aplicacional", por forma a dar continuidade à evolução da oferta de produtos TI e um aumento das ofertas em BPO.



Ao nível da Internet, espera-se que o efeito Google se expanda em 2006, provocando um efeito disruptivo em muitos modelos de negócio, sobretudo ao nível da "distribuição de software, agregação de conteúdos, publicidade, comunicações e media", mas chegando também a sectores mais tradicionais como a banca, transportes, viagens ou leilões.



Notícias Relacionadas:

2005-01-05 - IDC pressagia para 2005 muita turbulência e fraco crescimento no sector das TI

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.