Numa década, a estrutura ajudou mais de 600 empresas a fazerem um diagnóstico de inovação e certificou 155 em sistemas de gestão de inovação. Nas diversas iniciativas que foi promovendo ao longo dos anos sobre gestão da inovação, reuniu mais de 4.700 participantes.


Entre as ações mantidas pela associação, destaque para o COHiTEC, uma ação de formação em comercialização de novas tecnologias, que tem como grande objetivo valorizar o conhecimento produzido nas instituições de I&D, envolvendo investigadores, estudantes de gestão e mentores. Neste programa foram apoiados 123 projetos, onde participaram 427 investigadores e 214 estudantes de gestão.


O COHiTEC integra-se no Act - Acelerador de Comercialização de Tecnologias, sendo o primeiro passo deste programa de apoio à criação de empresas de base tecnológica e ao licenciamento de tecnologia. Através do programa foram já apoiadas 9 empresas, que garantiram um investimento de 16,4 milhões de euros.


A associação, liderada por Daniel Bessa, mantém um calendário intenso de atividades de apoio à inovação, onde também se incluem concursos dirigidos a empresas e universidades, como o prémio Produto Inovação; PME Inovação e os Prémios Empreendedorismo, dirigidos a universidades.


Este último integra este ano, pela primeira vez, também os politécnicos, alargando o leque de instituições que podem submeter-se a esta avaliação externa dos seus níveis de inovação e capacidade de contribuir para o desenvolvimento da indústria.


Num encontro com a imprensa, onde também participou Marçal Grilo, membro do júri dos prémios, frisou-se que as universidades portuguesas têm feito um enorme caminho ao nível da I&D e da inovação, embora isso tenha pouca expressão no número de patentes registadas. Considerou-se a propósito que seria, no entanto, importante agilizar estruturas e aproximar o modo de funcionamento destas instituições ao das empresas, em várias áreas.


Os prémios da COTEC, assinalam o relevo que a associação tem dados também à dinamização desta área, procurando dar um contributo para a agilização dessas estruturas, explicou Marçal Grilo. "A universidade portuguesa tem muito mais a dar ao país do que aquilo que dá hoje", defendeu o responsável.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.