Chama-se Colaborar.COTEC é uma plataforma digital e foi apresentada esta terça-feira pela COTEC, que a desenvolveu com o objectivo de aproximar e fomentar o trabalho conjunto entre as empresas associadas da agência.



A plataforma colaborativa da COTEC propõe uma nova forma de trabalhar em rede, em que se possibilita a interacção directa entre as instituições participantes através de módulos tipificados que permitem, por exemplo, procurar parceiros estratégicos e desafiá-los a integrarem projectos conjuntos.



Além disso, a Colaborar.COTEC é também um espaço de partilha de conhecimento e de experiências focadas na inovação, onde as interacções podem também ser feitas de modo privado, em grupos de trabalho fechados, refere-se num comunicado enviado à imprensa.



Em declarações à Lusa o director-geral da COTEC adiantou que a ferramenta pretende que "a informação circule com muito mais facilidade e vá ter às pessoas certas. Para as empresas colaborarem e avançarem é preciso primeiro que as pessoas queiram e, para quererem, têm de estar convencidas da vantagem de colaborarem. Se a sua vontade for essa, uma ferramenta deste tipo facilita muito as coisas", acrescentou.



Daniel Bessa admitiu ainda que se o projecto correr bem, será avaliada a possibilidade de abrir a plataforma a outras empresas, "logo se verá e em que condições".



A nova ferramenta foi apresentada durante o 8.º Encontro Nacional de Inovação COTEC, que decorreu hoje na Culturgest sob o tema "Redes Colaborativas de Inovação".



O mesmo evento serviu igualmente de pretexto para a entrega do Prémio Produto Inovação COTEC-Unicer, este ano na sua quarta edição. Bosch, com a gama de esquentadores Sensor HDG, e a Efacec, com o Efapower EV QC50, um dos primeiros produtos existentes no mercado que permite efectuar o carregamento rápido de veículos eléctricos, foram as empresas e soluções vencedoras do galardão em 2011.