Setenta e sete por cento dos consumidores norte-americanos planeiam comprar
pelo menos um produto de electrónica de consumo para oferecer no Natal,
segundo dados do Oitavo Inquérito Anual sobre Padrões de Compra nas férias
do Natal, divulgado recentemente pela Consumer Electronic Association (CEA), uma associação que
representa mais de 650 empresas dos Estados Unidos do sector.



Os dispositivos electrónicos digitais, como leitores de DVD, aparelhos
portáteis de reprodução de CDs, câmaras digitais e telemóveis encontram-se
na listas das principais prendas que os consumidores esperam oferecer na
próxima época de festas.



O estudo indica que a probabilidade de adquirir produtos electrónicos de
consumo é maior em todas as categorias: os dispositivos de comunicação
aumentaram seis pontos, os produtos de vídeo e jogos de computador
conquistaram cinco pontos, ao passo que os aparelhos áudio e móveis
electrónicos subiram quatro pontos.



Outro dado referido pelo inquérito revela que apesar de 70 por cento dos
consumidores considerarem que o estado da economia dos Estados Unidos, os
norte-americanos esperam gastar este ano quase o mesmo montante que
dispendido no mesmo período do ano passado.



A intenção de adquirir produtos de electrónica para oferecer é comum a
várias faixas demográficas. Apesar de os americanos entre os 18 e os 34 anos
tenderem muito mais a comprar aparelhos electrónicos como prendas do que os
de outros grupos etários, não existe grande diferença na intenção de comprar
entre diferentes classes de rendimentos. Os tipos de produtos que os
consumidores tencionam adquirir também ultrapassam estas barreiras
monetárias.



Os leitores de DVDs e os aparelhos áudio portáteis, telefones sem fios
ligados a redes fixas e consolas de jogos vídeo colocaram-se nos cinco
primeiros lugares da lista das compras mais esperadas em cada uma das faixas
de rendimentos que foram inquiridas. Os telefones sem fios ligados a redes
fixas, os leitores portáteis de música e os gravadores de vídeo situaram-se
entre os cinco produtos mais referidos em todos os grupos etários. Os
leitores de DVDs e os aparelhos áudio portáteis foram as aquisições mais
esperadas quer para os homens, quer para as mulheres.



O inquérito também demonstra que entre aqueles que tencionam oferecer um
produto electrónico, 70 por cento planeiam comprá-lo num comerciante
tradicional, ao passo que 36 por cento pretendem adquiri-lo online.



A tendência para adquirir produtos digitais vai continuar nesta época de férias
natalícias, dado que seis em cada dez dos presentes mais desejados
se encaixam na categoria dos artigos digitais e este tipo de
produtos se ter posicionado quase no topo da lista das compras previstas em
cada categoria individual de produtos.



No vídeo, os leitores de DVD continuam a dominar o mercado, liderando a
tabela dos produtos de consumo em geral que os consumidores esperam adquirir
e ocupando a segunda posição de todos os produtos que os norte-americanos
desejam receber.



No que diz respeito ao áudio, a portabilidade tornou-se prioritária: os
leitores portáteis de música e de aparelhagens portáteis com leitor de CDs
incorporado ocupam as posições cimeiras da lista de compras mais prováveis.
Uma novidade deste estudo é que os sistemas de home theater surgem pela
primeira vez no top das cinco compras mais prováveis, o que indica uma
tendência continuada para os sistemas de som envolvente em casa, através de
receptores digitais A/V e leitores de DVD.



Quanto aos jogos vídeo ou de computador, as consolas situaram-se no primeiro
lugar das compras esperadas, encontrando-se também no tipo da lista geral de
prendas desejadas entre crianças. No que toca aos produtos de comunicação,
os telefones sem fios ligados à rede fixa e os telemóveis lideraram a lista.



Este inquérito foi concebido e formulado pelo Departamento de Pesquisa de
Marketing da CEA e realizado durante a primeira semana de Outubro,
baseando-se numa amostra representativa de mil lares norte-americanos
seleccionados de uma forma aleatória.



Notícias Relacionadas:

2001-01-06 - Electrónica de consumo continua em alta

2000-05-23 – Portugal pode chegar aos 26 mil leitores de DVD-vídeo