(Corrigida) A Critical Software vai criar uma nova empresa na área das soluções de tecnologias de informação para sistemas avançados de produção. A Critical Manufacturing, cujo spin-off está a ser desenhado há cerca de um ano, vai implicar um investimento de três milhões de euros a três anos.

A Critical Software será a accionista de referência, com a tecnológica a explicar em comunicado que "o projecto conta com um núcleo promotor ao nível da gestão de topo com elevada experiência internacional em sistemas avançados de produção.

O plano de investimento prevê ainda a possibilidade de recorrer a parceiros de capital de risco, "havendo já entidades interessadas na Alemanha e em Portugal", salienta-se.

A nova empresa actuará a partir do Porto, estando planeados escritórios noutros países do centro da Europa e na Ásia. No curto prazo, permitirá a criação de 30 novos postos de trabalho altamente qualificados.

O plano de negócios da Critical Manufacturing prevê um volume de vendas a rondar os cinco milhões de euros a três anos, "podendo sofrer uma revisão em baixa dada a difícil conjuntura económica actual", faz questão de salientar a empresa-mãe em comunicado.

A Critical tem vindo a seguir uma estratégia de especialização por sector da sua oferta de soluções orientadas a sistemas críticos, sendo a Critical Manufacturing mais uma etapa de um plano de constituição de "spin-offs" que já viu nascer a Critical Links, Critical Materials e Critical Health.

Nota de redacção: O título original desta notícia, "Critical investe 3 mil milhões de euros em nova empresa" tinha uma gralha entretanto corrigida. O investimento por parte da Critical no spin off será de três milhões de eurose não de três mil milhões, como anteriormente afirmado.