Em 2009 as empresas portuguesas vão investir 23,9 milhões de euros em software de CRM (Customer Relationship Management), num crescimento de 2,3% face a 2008. As previsões são da IDC, que aponta o CRM como uma das áreas de maior potencial, com uma taxa média de crescimento de 5,7% para o período entre 2008 e 2013.

As expectativas de investimento em Portugal estão acima da média Europeia, onde o crescimento médio anual deverá rondar os 4,3%.

"Apesar de estarmos num período de forte redução de custos, as organizações têm no topo das suas prioridades de investimento soluções que possibilitem melhorar o serviço a clientes, ou ao cidadão, e aumentar a eficiência e eficácia das vendas", conclui Gabriel Coimbra, Research & Consulting Director da IDC Portugal, na avaliação dos dados do estudo para Portugal.

Numa análise por sectores, a administração pública, utilities e serviços ficam em primeiro lugar no crescimento do investimento em soluções de CRM, mas o maior volume de investimento vai continuar a estar por conta dos sectores financeiro, industrial e de telecomunicações.